Velha Guarda da Portela chega a Natal para aniversário da TVU

29/07/2013

Por: Mônica Mac Dowell

No próximo dia 31 de julho, quarta-feira, a partir das 19h, acontece no Teatro Riachuelo a festa de encerramento das comemorações dos 40 anos da TVU – TV Universitária.

O evento,promovido com o patrocínio da Unimed Natal e da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, tem como objetivo celebrar, com o público da cidade e também com aqueles que fizeram a história da emissora, as conquistas alcançadas pela TVU nos últimos 40 anos de história.

A TVU é uma concessão pública gerenciada pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande doNorte e integra a TV Brasil. A emissora, que tem um firme compromisso com a valorização da cultura e da classe artística potiguar, leva ao ar sua programação diariamente pelo Canal 5 (sinal aberto) e pelo Canal 17 (sinalfechado).

O evento é gratuito e terá as apresentações do Candeeiro Jazz, do Quarteto Linha (com a participação especial de Liz Nôga) e da Velha Guarda da Portela (com a participação especial de Valéria Oliveira).

Candeeiro Jazz  - O Candeeiro Jazz, que surgiu em 2002,  éformado pelos renomados músicos potiguares Jubileu Filho na guitarra, Zé Hiltonna sanfona e Sérgio Groove no baixo. Com arranjos e interpretações bemparticulares, o Candeeiro Jazz apresenta um repertório variado – fruto dasreferências dos três artistas – que inclui baião, xote, toada, funk, choro,samba, entre outros gêneros, com espaço para improvisações e grooves.

O Candeeiro Jazz recepcionará opúblico no foyer do teatro a partir das 19h e dará o tom da festa que prometemuita música e alegria.

Quarteto linha - Vencedor do 3º lugar naúltima Exposamba – evento considerado referência na área do samba – com amúsica "Eu Tô Naquela", o Quarteto Linha busca promover na capitalpotiguar um movimento musical de redescoberta do samba, a exemplo do que se vêno bairro carioca da Lapa. O grupo – formado porAyrton Neto (voz e percussão), Alex Amorim (voz e percussão), Stenio Medeiros(voz e violão) e João Henrique (voz e cavaquinho) – terá como convidado especial o potiguar Liz Nôga e disponibilizará para o público do evento, emprimeira mão, a venda do recém gravado CD autoral “O meu samba é assim”. 

Velha Guarda da Portela

Com uma históriamarcada pelo pioneirismo no mundo do samba, a Velha Guarda da Portela acaba decompletar 40 anos. Considerada um dos pilares da cultura do samba da mais puralinhagem, é responsável por um precioso roteiro de músicas dos compositores epor impulsionar o renascimento das Velhas Guardas das outras escolas. “Estamosvelhos, mas ainda não morremos”, canta o Hino da Velha Guarda. 

Segundo ocompositor Monarco, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado"e a escolha de novos componentes segue a tradição até hoje. “Tem que serportelense e ter uma história na escola para vestir o fardão”, completaIranette Ferreira Barcelos, mais conhecida como Tia Surica.

O primeiro CD da Velha Guarda,“Portela Passado de Glória”, foi lançado em 1970. Quase três décadas depois, acantora Marisa Monte produziu o CD "Tudo Azul", no qual estãogravados preciosos sambas de terreiro da escola.

Para a festa dos 40 Anos da TVU,estão confirmadas as presenças de Monarco, Serginho Procópio, atual presidenteda Portela, David do Pandeiro, Guaracy 7 Cordas, Marquinhos do Pandeiro, Dinho,Timbira e as Pastoras Tia Surica, Áurea Maria e Neyde Santana.

Distribuição dos Ingressos

A Green Point, produtora do evento,aprovou junto à Comissão Normativa da Lei Djalma Maranhão o Plano deDistribuição de Ingressos assim definido:

693 ingressos a serem distribuídosao público em geral;

141 ingressos sociais (escolaspúblicas, escolas de samba e projetos sociais);

141 ingressos destinados àPrefeitura do Natal;

141 ingressos destinados aopatrocinador;

250 ingressos destinados à UFRN;

  84 ingressos cativos doTeatro Riachuelo; e

  50 ingressos destinados aoproponente e à imprensa (incluindo os artistas).

Dos ingressos destinados ao públicoem geral, 100 (cem) ingressos serão distribuídos antecipadamente na Comunica,no Campus da UFRN, a partir das 9h do dia 30 de julho, terça próxima. Os 593(quinhentos e noventa e três) ingressos restantes dessa quota serão distribuídosna entrada do Teatro Riachuelo, no dia do show, a partir das 18h.

A produção esclarece que todos osingressos terão validade até as 20h. A partir desse horário, o público da listade espera – que será aberta após a distribuição de todos os ingressos – teráacesso ao Teatro Riachuelo até se esgotarem os lugares disponíveis.

 

Fonte: Assessoria