Forum dos Secretarios de Cultura e Forum de Economia Criativa

31/07/2013

Por: Eliade Pimentel

O evento Agosto da Alegria começa nesta quinta-feira, 1° de agosto, celebrando o mês do folclore com concertos, discussões sobre políticas culturais, exposições e apresentações artísticas. Nos dias 1 e 2, na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales,gestores de diversos estados se reúnem com a governadora Rosalba Ciarlini na terceira reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura presidido por Hamilton Pereira da Silva, do Distrito Federal. O evento contempla também o Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da RegionalNordeste (Conecta), dias 2 e 3, e a 3ª Reunião de Economia Criativa, no dia2. 

A reunião do Fórum Nacional tem início às 9h, com Hamilton Pereira, e em seguida, o Secretário de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Américo Córdula, discorre acerca da solicitação feita ao Minc, pelos secretários, sobre o repasse de recursos federais para a cultura nos estados. Na ocasião, a secretária Isaura Rosado fala sobre o PlanoEstadual de Cultura. Na segunda apresentação da manhã, Marcio Caires (BA),presidente do Conecta, fala sobre a participação dos conselhos estaduais decultura nas ações das secretarias.

Após o intervalo para almoço– quando haverá apresentação do poeta popular Manoel do coco – o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, traz à tona as dificuldades geradas pela lei 866 (que diz respeito às contratações de trabalho) para a cultura negra, devido à falta de regulamentação de diversas profissões ligadas àstradições populares. E às 16h30, o secretário de cultura da Bahia, AntônioCanelas Rubim, fala sobre a Bienal da Bahia e propõe colaboração entre os estados.

Após o encerramento das discussões, prevista para às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Camerata de Vozes, conceituado grupo vocal regido pelo Padre Pedro Ferreira.

ECONOMIA CRIATIVA – Na manhã de sexta-feira, 2, a partir das 9h, e até omeio-dia, a Secretária de Economia do Minc, Cláudia Sousa Leitão, a Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e o presidente do Fórum dosSecretários e Dirigentes Culturais, Hamilton Pereira, abrem o debate do 3°Fórum de Economia Criativa, tema bastante pertinente diante das novasperspectivas para a produção cultural e gestão de políticas públicas para osetor. O evento é aberto a toda a sociedade, em especial aos profissionais e representantes dos setores criativos, aos estudiosos do assunto, a fundações eempresas e representantes do poder público.

O objetivo do encontro é disseminar o conceito de Economia Criativa e propor caminhos, debater sobre estudos e pesquisas da área, pensar em alternativas de fomentos para essa nova economia, analisar questões associadas à infraestrutura (institucional,tecnológica e logística) para as cadeias produtivas dos setores criativos,apresentar cases bem sucedidos de experiências de profissionais e empreendimentos criativos.

CONECTA –Os conselheiros de cultura de todo o Brasil se reúnem em Natal nos dias 2 e 3, noEncontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste. O artista,médico e escritor Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura,representa o RN no diálogo que será aberto com a sociedade objetivando criar um plano de mobilização comum para os conselhos estaduais, valorizando a participação de diversos setores nos debates sobre as políticas culturais.

 

SERVIÇO:

FórumNacional dos Secretários e Dirigentes Culturais – 1°de agosto, das 9h às 18h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles.Contatos para entrevistas: Wellington Nascimento (DF) – Secretário do Fórum –Ele estará na cidade a partir de amanhã, 31, às 13h. Tel.: (61) 9665-6180.

IIIFórum de Economia Criativa – 2 de agosto, das 9h às 12h, naEscola de Governo Cardeal Dom Eugênio Salles. Contatos para entrevistas: (61)2024-2942 (a/c Karen

Encontrodos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste (Conecta) - 1°de agosto, das 9h às 18h, e dia 2, das 9h às 12h. Contato para entrevista:Iaperi Araújo – Pte. Conselho Estadual de Cultura do RN - (84) 9115-5544. 

Fonte: Assessoria