Encontro estadual reúne 200 Agentes de Leitura de comunidades rurais

01/08/2013

Por: Soraya Brandão Wunderlich

Começa hoje (1º/8), em Natal,o I Encontro de Agentes de Leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letrasdo Rio Grande do Norte.O evento vai permitir a troca de experiência e a atualização de 200 agentes de leitura que cuidam,voluntariamente, das mais de 672 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, implantadaspelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN (Seara), em comunidades rurais de 114 municípios potiguares.

Durante os dois dias, os agentes de leitura vão avaliar o desempenho de suas bibliotecas e discutir estratégias para intensificar as ações de acesso e incentivo à leitura e potencializar o uso das bibliotecas como agente na redução do analfabetismo, na melhoria da educação no campo e no apoio ao desenvolvimento cultural das comunidades rurais do RN.

Promovido pelacoordenação-geral de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário SRA/MDA com apoio da Seara, o encontro acontece no Hotel Parque da Costeira, na Ponta Negra.

A solenidade de abertura contará com as presenças da governadora do RN, RosalbaCiarlini; do delegado do MDA no RN, Raimundo Costa; do secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) Rodrigo Fernandes; da coordenadora de Ação Cultural da SRA, Dione Ferreira; gestores públicos, agentes de leitura e convidados.

Para a Dione Ferreira, este será um evento importante, uma vez que possibilitará a interação entre os agentes de leitura. “O encontro vai permitir não só a reflexão sobre as práticas de leitura e o trabalho que vem sendo desenvolvido,mas tambémo aprimoramento de técnicas que garantam o sucesso das bibliotecas nas comunidades.É importante ressaltar que o eventocontribui ainda para o fortalecimento do voluntariado, servindo como instrumento de valorização da cultura e do conhecimento no meio rural”, comentou a coordenadora.

 

Arca das Letras no RN

O Rio Grande do Norte é quarto estado do País com o maior em número de bibliotecas rurais Arca das Letras. Possui 672 Arcas, implantadas em comunidades rurais de 114 municípios. Os Agentes de Leitura são responsáveis pela gestão das bibliotecas e organização dos acervos formados por aproximadamente cem mil livros, que atendem a 53.841 famílias de agricultores familiares no RN.

Criado em 2003, o programa tem o objetivo de incentivar a leitura no meio rural brasileiro, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos em comunidades de agricultura familiar, assentamentos, comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e pescadores. Hoje, existem 9.673 bibliotecas implantadas em todo o território nacional.

As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação comunitária, são os próprios membros das comunidades que escolhem os assuntos que formam os acervos, bem como, indicam os agentes de leiturapara capacitação propiciando transformações em meio aos livros como outra forma de conhecimento.

Serviço:

I Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Rio Grande do Norte

Local:Auditório A1 do Hotel Parque da Costeira – Av. Sen. Dinarte de Medeiros Mariz, nº 1195, Ponta Negra – Natal/RN.

Data / Hora:1º de agosto – quinta-feira, das 8h ás 18h
                     2 de agosto – sexta-feira, das 8h ás 17h30

Fonte: Potiguar Notícias