FCDL/RN e CDL realizam a Convenção Estadual de Comércio e Serviços

20/08/2013

Por: FCDL/RN

A cidade de Mossoró sediou, mais uma vez, a Convenção Estadual de Comércio e Serviços. A noite de abertura do evento foi marcada pelas palavras do Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Alexandrino Lima e do Presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Rosado, que destacaram os 50 anos da entidade e a importância dela para o desenvolvimento do comércio e de Mossoró. Alexandrino aproveitou a noite para homenagear os ex-presidentes da CDL Mossoró que começaram a história da entidade e do movimento lojista na capital do oeste. 

O presidente da Confederação Nacional do Comércio Lojista (CNDL) Roque Pellizzaro, destacou que a Convenção do Rio Grande do Norte serve de reverencia para as convenções nacionais devido a grade dos palestrantes e a força do movimento lojista do RN na Confederação. 

A solenidade de abertura do evento foi prestigiada por políticos, empresários e formadores de opinião.  A Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina; e o Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho, além de vereadores mossoroenses e representantes de entidades de classe. 

A palestra de abertura do evento foi comandada pelo jornalista Cassiano Arruda, que falou sobre os acontecimentos ligado ao movimento lojista no Brasil e no Rio Grande do Norte nos últimos 50 anos. 

Painéis empresariais e cases de sucesso marcam segundo dia 

O segundo dia da XVI Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte teve inicio com um painel empresarial apresentado pelo advogado e tributarista André Macêdo e o consultor de empresas Astênio Araújo, que abordaram planejamento tributário e lucro. 

No decorrer da manhã outro painel empresarial, dessa vez apresentado pelo facilitador e consultor de Varejo e Serviços, Fred Alecrim, e o doutor em engenharia de produção Kleber Nóbrega.  De maneira prática e explicativa Fred falou de como superar as expectativas dos consumidores, criar diferenciais, conquistar e cativar o cliente. Nessa mesma linha, Nóbrega falou em serviços, do diferencial deles no sucesso de uma empresa e a diferenciação entre prestação de serviço e atendimento. 

A especialista em comércio exterior Angela Hirata apresentou o case de sucesso das sandálias Havaianas. A trajetória do começo da marca, a mudança de perfil do produto, dos consumidores até a conquista do mercado internacional. 

A tarde de seminário teve continuidade com a palestra do consultor de segurança, ex-integrante do BOPE, e comentarista Rodrigo Pimentel com o tema ‘Construindo uma Tropa de Elite’. A palestra de encerramento da XVI Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte foi proferida pela administradora Angelina Basílio, que falou sobre Gestão de Negócios. A organização do carnaval. Angelina é a presidente da Escola de Samba Rosas de Ouro, tradicional agremiação do carnaval de São Paulo.

Parcerias 

A XVI Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte foi uma realização da FCDL/RN e da CDL Mossoró e contou com a parceria do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Mossoró, Governo Federal, Banco do Nordeste, FIERN, SEBRAE-RN,FECOMÉRCIO-RN, Sesc e SENAC.

Fonte: FCDL/RN