FICI encerra 11° edição com debate sobre cinema e oficinas de animação

26/09/2013

Por: G7 Comunicação

Para quem já curtiu parte da programação do Festival de Cinema Internacional (FICI), neste fim de semana, tem mais filmes inéditos e atividades com o público, nas salas do Cinemark, no shopping MidwayMall. As sessões, abertas ao público, começam já na sexta-feira (27), às 10h30, e vão até domingo (29). Uma oficina gratuita de filmes de animação e um debate com a jornalista Michelle Ferret vão fechar a 11° edição do evento, em Natal. 

A oficina com as crianças ensinará um pouco técnica Stop Motion, muito utilizada em filmes como “A fulga das galinhas” e “Guerra nas Estrelas”. A atividade será coordenada por profissionais do estúdio potiguar Pixel Agogo. É só chegar e se inscrever, durante o sábado e domingo. 

Seguindo com as mostras que estimulam a reflexão e participação do público, o festival traz duas exibições do filme francês “O menino da Floresta”. A produção conta a história de um garoto que cresceu isolado na floresta e é obrigado, de uma hora para outra, a enfrentar todos os desafios do mundo lá fora, para salvar a vida do pai. A jornalista Michelle Ferret fará a mediação com a plateia, através de um debate sobre a linguagem cinematográfica. 

Outro destaque do último fim de semana de evento são as sessões filmes internacionais, que não entraram no circuito de exibições comerciais na capital potiguar.  Entre as atrações, estão a produção indiana “Meu nome é Kalam”, vencedora do prêmio de melhor roteiro do FilmFare Awards; o filme sueco “Meu Amigo Storm”, vencedor do prêmio de melhor filme infantil no festival dinamarquês Robert; a produção norueguesa “Poli, o fusquinha de Polícia”, que recentemente levou o prêmio de melhor filme infantil no famoso Amanda Awards da Noruega; e também a animação húngara “Perdidos na Galáxia”, que ganhou a borboleta de ouro no Isfahan International Festival of Films for Children & Young Adults. 

O FICI dá ainda mais uma chance aos pequenos de conferirem grandes sucessos da telona, com uma seleção especial na mostra “Se você Ainda não Viu”, que, neste sábado e domingo, reúne títulos como “Outback – Uma Galera Animal”, e “Sammy – A Grande Fuga”. A mostra “Se você Ainda não Viu em 3D” traz os filmes “Detona Ralph”, “Universidade Monstros” e “Frankenweenie”. 

Os clássicos infantis da televisão brasileira também entram no festival, com a mostra “Panorama Brasil”. As produções exibida serão “Brichos 2 – A Floresta é Nossa!” e “Cocoricó Conta Clássicos”. E ainda tem uma homenagem à Mônica, personagem de Mauricio de Sousa que celebra 50 anos em 2013, com a exibição de sessões especiais de “Cine Gibi – O Filme”, de 2004. 

O festival, que neste ano escolheu Natal para começar os trabalhos, agora segue para Aracaju e Salvador (4 a 13 de outubro) e depois para as cidades de Rio de Janeiro e Niterói (18 a 27 de outubro). Mas os natalenses ainda podem aproveitar até o domingo. Os ingressos para todas as idades custam R$ 7,00.

Fonte: G7 Comunicação