Dia da Conscientização da Saúde mobiliza juízes e servidores em Natal

15/10/2013

Por: Coordenadoria de Comunicação Social

A 4ª edição do Dia da Conscientização da Saúde reuniu magistrados e servidores que atuam em Natal e nas Varas do Trabalho de Goianinha, Ceará-Mirim, Currais Novos e Caicó no auditório da Escola de Governo do Estado para um dia de motivação.

O músico Siderley Jatobá, que também será um dos palestrantes do evento, recebeu os participantes com muita música. O próprio Siderley é um exemplo de superação. O cantor nasceu com uma abertura na região do lábio ou palato ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas e passou por várias cirurgias e tratamentos.

Em sua saudação aos presentes, o presidente José Rêgo Júnior destacou a importância de se despertar a consciência coletiva no ambiente de trabalho.

“É para que a gente possa refletir, juntos, sobre a nossa vida, sobre o nosso trabalho, sobre o nosso passado, nosso presente e, principalmente, sobre o nosso futuro, que estamos reunidos aqui nesse dia, em que deixamos nossa rotina para pensar um pouco na gente, no que a gente tem feito e no que a gente pode fazer para melhorar, como profissional e como pessoa”, destacou o presidente do TRT-RN.

Na sequência, o designer caicoense Edilson de Jesus, emocionou a todos com sua história de vida e seu exemplo de superação. Edilson sofreu um acidente de trabalho em que perdeu os membros superiores ao ficar preso à rede elétrica quando fixava uma placa de rua. Hoje, ele trabalha com a criação de marcas e artes gráficas, utilizando os mais diversos programas de informática e design gráfico com os pés.

 

“Minha história pode ser um incentivo para muitas pessoas que passam problemas maiores. Ter saúde é o suficiente ara viver e se transformar. É isso que eu quero que todos possam absorver aqui”, espera Edilson.

Depois foi a vez da ex-atleta olímpica brasileira e grande nome do nosso atletismo, Maria Magonólia Figueiredo, juntamente com o técnico José dos Santos Figueiredo, falarem sobre motivação para superar as dificuldades e vencer os desafios.

Magnólia revelou detalhes de sua trajetória, de menina apaixonada por esporte, em sua terra natal, Currais Novos até o podio olímpico, passando pelo sofrimento provocado pelas contusões que a afastaram das pistas, sua superação e sua vitórias.

Após as palestras, magistrados e servidores se movimentaram com um aulão de alongamento com o professor Francisco Damião da Silva (Chico) e acompanharam o lançamento do Programa de Estímulo à caminhada com uso dos pedômetros.

A programação do dia de Conscientização da Saúde do TRT-RN em Natal foi encerrado com uma palestra de três atletas paraolímpicos, patrocinados pela Caixa Econômica Federal: Edênia Garcia, Jovani Guissone e Terezinha Guilhermina, que estará acompanhada de seu guia, Guilherme Santana.

Na próxima sexta-feira (18), o Dia da Conscientização da Saúde também será realizado em Mossoró, no auditório da OAB, para servidores e magistrados lotados nas varas de Macau, Assu, Pau dos Ferros e Mossoró.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social