Feira de livros e quadrinhos de Natal

16/10/2013

Por: Osni Damasio

A III Feira de Livros e Quadrinhos de Natal acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, no Campus da UFRN,  e a expectativa é de reunir mais de 80 mil pessoas. Com a proposta de democratizar a leitura e o acesso aos livros, a FLiQ reúne literatura e quadrinhos como instrumentos de formação cultural.

A abertura oficial do evento, que será realizado junto com a CIENTEC,  acontecerá com um bate papo de Mauricio de Sousa, na noite do dia 22, terça-feira, quando o ilustrador conversará sobre “Os 50 anos da Turma da Mônica”. Um símbolo dos quadrinhos no Brasil, Mauricio fortalece a arte das HQs e é uma referência mundial também no ramo da reprodução dos seus personagens em bonecos e outros produtos.

Uma  programação bem diversficada está sendo construída com mais de 20 atividades, desde as oficinas temáticas, lançamentos de livros, aos encontros com os escritores locais e nacionais. Entre os convidados da FLiQ podemos destacar também o José Castello, Mário Botolotto, Mike Deodato, Vicente Serejo, Carlos Fialho,  Milena Azevedo, Brum, Cellina Muniz e  Lívio Oliveira. 

Oficinas

A FLiQ está organizando entre as suas oficinas, uma de “Produção de Fanzines”, dia 22, terça-feira, coordenada pela professorta da UFRN, Celina Muniz, e a outra de “Produção de Tirinhas”, na quarta-feira, a cargo de Brum, chargista da Tribuna do Norte. As duas vão acontecer no horário da manhã, entre as 9 e 12h.

As oficinas são indicadas para jovens a partir dos 14 anos e que já tenham algum conhecimento na área de quadrinhos e zine. As oficinas estão com vagas limitadas (20 vagas) e quem quiser se inscrever deve enviar email para bethania@oficinadanoticia.com.br, indicando qual a oficina que quer participar e o nome completo.

A FLiQ Natal conta com a patrocínio da Oi, Cosern, Unimed Natal, Governo do RN, através da Lei Estadual Câmara Cascudo, Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e com o apoio do Sebrae, Capitania das Artes, Fundação José Augusto, UFRN, Cientec e Oi Futuro.

Roteirista da Turma da Mônica Jovem participa da FLiQ 

A roteirista da Turma da Mônica Jovem, Petra Leão, é uma das convidadas da FLiQ Natal. Durante dois dias do evento, Petra integrará a programação participando de bate papo e  uma palestra sobre cosplayers.

Na noite da quinta-feira, dia 24, a roteirista deve bater um papo sobre “A Turma da Mônica Jovem”, com a mediação de Milena Azevedo. No dia 25, às 16h, Petra fará a palestra “Vestindo seu personagem preferido: dicas de cosplay”. As atividades acontecerão no auditório do evento e tem entrada gratuita.

Formada em Educação Artística, desde 2000, ela atua como roteirista de histórias em quadrinhos e redatora em revistas informativas de mangá, anime e RPG.

Em 2003, Petra ganhou destaque no mercado norte-americano por ser a primeira roteirista brasileira atuando no país com a revista em quadrinhos Victory, publicada pela Image Comics. Ela assume como roteirista da Turma da Mônica Jovem, em 2008, e nesse mesmo ano a revista se torna o quadrinho de maior venda no Brasil.

Na Turma da Mônica Jovem roteirizou eventos editoriais marcantes, como a edição “Quer Namorar Comigo?” de vendagem superior a 400 mil exemplares — números de venda superiores a Marvel e DC.

O Prêmio Ângelo Agostini como Melhor Roteirista, foi entregue a Petra, no ano de 2012, marcando o trabalho que vem sendo realizado ao longo da sua carreira.

Programação da FLiQ Natal

22 a 25 de outubro de 2013 

22 de outubro – Terça-feira

AUDITÓRIO

9h às 12h – OFICINA: Produção de Fanzines, com: Cellina Muniz

STAND ARTES E ANTIGUIDADES

10h às 22h – EXPOSIÇÃO E VENDA: Peças de arte e antiguidades

STAND SEBO VERMELHO

A partir das 18h – LANÇAMENTO DE LIVRO: As sátiras em quadrinhos de Zé Areia, de Carlos Alberto

CONCHA ACÚSTICA DA UFRN

19h – Abertura oficial da III FLiQ e Anúncio dos vencedores do VII Prêmio Cosern Literatura de Cordel

19h15 às 20h – BATE-PAPO: Os 50 anos da Mônica, com: Mauricio de Sousa e Milena Azevedo  

23 de outubro – Quarta-feira

AUDITÓRIO

9h às 12h – OFICINA: Produção de Tirinhas, com: Brum

STAND ARTES E ANTIGUIDADES

10h às 22h – EXPOSIÇÃO E VENDA: Livros de escritores potiguares

ESPAÇO DO AUTOR

14h às 15h – LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: Coleção “Conte mais uma”, de Serjane Lobato

STAND SEBO VERMELHO

A partir das 18h – LANÇAMENTO DE LIVRO: Seridó: uma nação divertida, de Ciduca Barros

AUDITÓRIO

19h às 20h15min – BATE-PAPO: A participação da mulher na literatura potiguar, com: Ana de Santana, Salizete Freire e Diva Cunha

20h20min às 21h30min – BATE-PAPO: O Centenário de Vinícius de Moraes, com: José Castello, Lívio Oliveira e Vicente Serejo 

24 de outubro – Quinta-feira

STAND ARTES E ANTIGUIDADES

10h às 22h – EXPOSIÇÃO E VENDAS: Quadrinhos

AUDITÓRIO

16h às 17h30min – AULA DEMONSTRAÇÃO: O Processo Criativo de Mike Deodato

18h às 19h30min – MESA REDONDA: Marvel x DC Comics, com Mike Deodato e Geraldo Borges

19h45min às 21h – BATE-PAPO: Turma da Mônica Jovem, com Petra Leão e Milena Azevedo

STAND SEBO VERMELHO

A partir das 18h – LANÇAMENTO DE LIVRO: NA TAL cidade do humor, de Cellina Muniz

ESPAÇO DO AUTOR

18h às 19h – EXPOSIÇÃO DE MATERIAL: Equipe do Rotaract Universitários Natal Sul

19h45min às 20h30min – SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: Mike Deodato

21h às 21h40min – SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: Petra Leão

DIÁLOGOS E AÇÕES PARA UM RN MAIS LEITOR – SALA MULTIUSO (PAVILHÃO 4)

9h15min – MESA TEMÁTICA: A contribuição dos ministérios da Cultura e da educação para a implementação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), com: Ana Dourado, Mônica G. Franco, Gilson Matias e Fátima Bezerra

10h30min - MESA TEMÁTICA: Diálogos entre representantes de frentes parlamentares do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas e representantes das cadeias produtivas, distributiva e mediadora, com: Eleika Bezerra, Fernando Mineiro, Chico Alves, Aluisio Azevedo Junior, Cláudia santa Rosa, Volnei Canônica e Fátima Bezerra

14h30min – LEITURA: Leitura Pública do Regimento - FLEB/RN, com: Maria Edineide de Almeida e Miriam Dantas de Araújo

15h30min - LEITURA: Leitura pública dos órgãos, entidades e movimentos sociais inscritos para participarem do grupo de trabalho que irá elaborar o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal, com: Dácio Galvão

16h30min - Pinga-fogo de perguntas e temáticas - prosas poéticas & conversas de escritores, com: Aluísio Azevedo, José de Castro, João Andrade, Ruben Nunes, Cleudivan Jânio, Marcos Medeiros, Marcos Guerra, Thiago Gonzaga e Haroldo Gomes 

25 de outubro – Sexta-feira

STAND ARTES E ANTIGUIDADES

10h às 22h – EXPOSIÇÃO E VENDAS: Discos de vinil

AUDITÓRIO

16h às 17h – PALESTRA: Vestindo seu personagem preferido: dicas de cosplay, com Petra Leão

18h às 19h – PALESTRA SEBRAE: Educação Empreendedora, com Henderson César França

19h às 20h – CERIMÔNIA: Entrega de premiação aos vencedores do VII Prêmio Cosern Literatura de Cordel, com apresentação cultural de Manoel Cavalcante

20h15min às 21h30min – BATE-PAPO: Teatro, Música e Literatura na boca da noite, com: Mário Bortolotto e Carlos Fialho

ESPAÇO DO AUTOR

17h às 18h – EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVRO: Aos novos fotógrafos brasileiros, de Henrique José

18h às 19h – EXPOSIÇÃO DE MATERIAL: Equipe do Rotaract Universitários Natal Sul

20h às 21h – SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: Pau dos Ferros à sombra da oiticica, de Manoel Cavalcante

CONCURSO DE COSPLAY

19h – Desfile e concurso de Cosplay

 

Fonte: Osni Damasio