Música no ar na quinta-feira

05/11/2013

Por: Mônica Mac Dowell

Eis a inspiração e a energia que move o Quarteto Linha: cantar o samba de ontem e de hoje, revisitar os clássicos do gênero e apresentar as mais belas composições atuais, passeando pelas obras de Nelson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Chico Buarque de Holanda, João Bosco, dentre outros – sem deixar de lado a “pitada” de regionalismo nordestino. 

O grupo nasceu em Natal, fruto da união e do sonho comum de quatro amigos: promover na capital potiguar um movimento musical de redescoberta do samba, a exemplo do que se vê hoje no bairro carioca da Lapa. 

Aliando amizade, simplicidade e originalidade nos arranjos musicais, o grupo procura também reproduzir no palco a aura boêmia e poética que envolve a história da música popular brasileira, transmitindo sentimento e alegria. 

Na 2ª edição do Música NO AR – Unindo Talentos, com a participação especial de Leci Brandão, o grupo lança seu primeiro trabalho autoral, intitulado “O Meu Samba é Assim”, reunindo composições próprias e de parceiros locais. 

Esse novo trabalho já rende ao Quarteto algumas conquistas importantes, como o segundo lugar no festival FMPB 2013 com a canção Chicos do Brasil (Stenio Medeiros), o terceiro lugar na mostra Exposamba/SP 2013 com a canção Eu Tô Naquela (João Henrique Koerig) e ainda o Prêmio Hangar 2013 na categoria Música do Ano, também com Eu Tô Naquela. 

Na esteira da boa aceitação do trabalho autoral, o grupo participou este ano dos programas globais Encontro com Fátima Bernardes e Som Brasil, além da exposição do disco no quadro Vitrine do Faustão. 

O Quarteto Linha é composto por Ayrton Neto (voz e percussão), Alex Amorim (voz e percussão), Stenio Medeiros (voz e violão) e João Henrique (voz e cavaquinho). Amigos que fazem do samba o ponto de encontro da alegria, da amizade, do entrosamento e da celebração à boa música. 

Para a recepção do público, a partir das 20h, o Música NO AR – Unindo Talentos oferece a apresentação de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz, numa homenagem ao compositor potiguar João Juvanklin. 

Memória

O Projeto Música No Ar, que visa a uma efetiva valorização da música e do artista potiguar, bem como possibilitar produtivos encontros entre artistas locais, protagonistas do projeto, e artistas de renome nacional, foi lançado em 2011. A potiguar Valéria Oliveira, protagonista da 1a Edição, faz a direção artística desta nova temporada que estreia com o show “Griôs” de Antônio de Pádua com a participação especial de Antônio Nóbrega e a Ilha de Música no show do foyer.  

O Música NO AR foi inspirador para a abertura das portas do Teatro Riachuelo para o artista potiguar e contribuiu para a realização de eventos similares, os quais vem ampliando o público do artista local e oferecendo à população eventos musicais de excelente qualidade. 

A próxima apresentação será dia 10 de dezembro e terá como protagonista a banda Rosa de Pedra. Como novidade desta temporada, a edição de dezembro terá ainda um show especial da artista Daúde com a participação de Antônio de Pádua eTiquinha Rodrigues como convidados especiais. 

Democratização do acesso

O Música NO AR – Unindo Talentos, que tem o patrocínio da Unimed Natal e da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, é uma realização da Green Point Produções que, como já é de praxe em seus projetos, reserva uma cota de 150 ingressos sociais para jovens de escolas públicas e integrantes de projetos sociais, os quais devem contatar a Green Point para cadastramento dos grupos. 

A temporada 2013, composta de três edições, é gratuita e os ingressos ao público, num total de 848, serão distribuídos na bilheteria do Teatro Riachuelo a partir do dia 5 de novembro – máximo dois por pessoa. Os demais ingressos, conforme Plano de Distribuição aprovado pela comissão da Lei Djalma Maranhão, serão distribuídos entre a Prefeitura do Natal, patrocinadores, apoiadores, proponente, imprensa, produção, escolas e ONGs. 

Buscando ainda potencializar os recursos investidos no projeto, provenientes da transferência de ISS, e ampliar o seu impacto, os artistas protagonistas farão uma oficina que contemplará jovens inseridos em projetos socioculturais. 

Nesta edição será apresentada a campanha “novembro azul”, que conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata. 

Serviço

Música NO AR – Unindo Talentos com o Quarteto Linha

Convidada Especial: Leci Brandão

Show no foyer: Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz – Homenagem a João Juvanklin

Local: Teatro Riachuelo

Data: 14 de novembro de 2013, quinta, Formato Plateia

Horários:

Abertura do Teatro: 20h

Validade dos ingressos: até 20h30

Show do foyer: 20h

Acesso à sala de espetáculo: após 20h30 quando liberado pela produção do evento.

Os portadores de ingressos sociais poderão ter acesso ao teatro uma hora antes da abertura das portas.

Informações

Ingressos gratuitos e distribuídos na bilheteria do Teatro Riachuelo a partir de 5 de novembro. Retirada máxima de dois ingressos por pessoa mediante cadastro de CPF. 

Quantidade de ingressos destinados ao público em geral: 848 

Patrocínio: Unimed Natal e Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão

Realização: Green Point

Fonte: Mônica Mac Dowell