Celebração dedicada a Prefeitura de Ceará-Mirim

03/12/2013

Por: Jorge Moreira
Este mês de dezembro - até o dia 8 - assinala um momento forte da caminhada da igreja católica em Ceará-Mirim. Trata-se da celebração de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Reviver esta festa é, ao mesmo tempo celebrar as origens desta grande cidade.
A devoção à Conceição já faz parte da história, dando-lhe identidade, tornando-se um dos elementos característicos neste grande mosaico que aglomera pessoas de todos os recantos.
 
E é com muita alegria que a Prefeitura de Ceará-Mirim, convida toda a comunidade para participar, até o próximo dia 08/12 desta grande festa, a maior, sócio-religiosa do município e região.
 
DEDICAÇÃO
A celebração da noite desta segunda-feira 02/12 foi dedicada a Prefeitura de Ceará-Mirim.
Na ocasião, funcionários do município, representantes do prefeito Antônio Peixoto, vice-prefeito, secretários municipais, demais auxiliares do governo, e vereadores, participaram do ato que foi presidido pelo Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, administrador paroquial.
Ele parabenizou a gestão pública e conclamou a todos para celebrar a Padroeira do município com ardor e louvor.
 
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
A programação social da festa tem prosseguimento nesta terça-feira 03/12 no palco 2, ao lado da Igreja Matriz, com duas atrações locais: Coroné Ananias e em seguida o jovem Felipe Campos fechando mais uma noitada da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
 
Na quarta-feira dia 04/12, é  a  vez de Douglas e Banda se apresentar no palco 2 da festa.
A programação do palco principal para o fim de semana, e consequentemente o encerramento dos festejos é a seguinte:
 
- SEXTA-FEIRA 06 DE DEZEMBRO
Kapota MC & Forró da Pegação
 
- SÁBADO 07 DE DEZEMBRO
Gil Lima & Coroné Ananias & Sirino e Sirano
 
- DOMINGO 08 DE DEZEMBRO
Forró do Japa & Cavaleiros do Forró
 
Durante todos os dias da Festa, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, apresenta o "Corredor Cultural" com tudo o que há de melhor da cidade, em seus diversos segmentos culturais e populares.
A Festa de Nossa Senhora da Conceição, que teve início no último dia 28 de novembro, prossegue com seus festejos até o próximo domingo 8 de dezembro.
 
MUDANÇAS
O evento social deste ano, está apresentando um novo formato em seu lay-out e espaço físico, trazendo algumas novidades, como por exemplo, o palco principal que foi deslocado para a área próximo à balaustrada, com apresentações apenas nos finais de semana - sextas, sábados e domingos, respectivamente.
 
Outra novidade da festa é a implementação do Corredor Cultural, instalado na rua Pedro de Oliveira Correia, apresentando programação cultural todos os dias durante o evento, com a participação de todas as secretarias municipais, escolas e artistas locais em diversos segmentos culturais.
 
ESTRUTURA
As secretarias municipais da Prefeitura de Ceará-Mirim estão todas empenhadas em prol da realização da festa. A Prefeitura está oferecendo toda a contribuição necessária para a realização dos festejos, um dos mais tradicionais do município.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por exemplo, está disponibilizando cerca de 20 homens para fazer toda a limpeza das praças e arredores do local da festa, diariamente. Já a Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez disponibiliza equipes para atendimento médico, com ambulâncias, aos que precisarem.
 
Para dar maior tranquilidade aos cidadãos, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, se faz presente durante as festividades, com homens e viaturas, a exemplo da Polícia Militar, para cuidar da segurança de todo o pavilhão, bem como do trânsito no local. De acordo com a secretária de Defesa Social do Município, Aretuza Kaline, nos finais de semana, o efetivo da Guarda Municipal praticamente dobra, por ser os dias de maior movimento e fluxo de pessoas.
 
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio das diversas secretarias municipais, se faz presente durante as festividades de Nossa Senhora da Conceição, principalmente no Corredor Cultural, por meio da Fundação de Cultura Nilo Pereira.

Fonte: Prefeitura de Ceará-Mirim