RN sedia Fórum Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos - Leite

05/08/2014


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Emater-RN, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) coordenam entre os dias 06 e 08 de agosto, em Natal, o Fórum Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos-Leite (PAA-Leite).
A abertura, amanhã, acontece às 9h, no auditório da Emater-RN (Centro Administrativo). Participarão do evento a coordenadora nacional do programa, Elenita Silva, além de representantes dos nove estados do Nordeste e Minas Gerais que executam o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Leite.
O objetivo, segundo o coordenador do Programa do Leite pela Emater-RN, Isaac Alves, é avaliar as ações que cada estado desenvolve, dentro das normas do novo Termo de Convênio com o MDS, em vigor desde dezembro de 2013.
A reunião é itinerante e acontece a cada três meses. Em 2014, foi realizada em Alagoas e no Ceará. O fórum realizado no Rio Grande do Norte, no entanto, terá uma programação diferenciada que os dois primeiros encontros, pois incluirá visitas técnicas a uma instituição sócio-assistencial beneficiada pelo programa, a um laticínio e a um posto de distribuição.
Após a abertura do evento, no Centro Administrativo, o grupo seguirá para uma visita ao Instituto Juvino Barreto, na avenida Alexandrino de Alencar, instituição que recebe o leite do programa e utiliza o alimento para a nutrição dos idosos atendidos. A visita está programada para às 10h. Ainda no dia 06/08, os participantes seguem para a reunião de trabalho no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern) em São José de Mipibu, com uma pauta que inclui debates sobre a área financeira, fiscalização, período de vedação eleitoral, análise do leite distribuído, entre outros assuntos.
No segundo dia, ainda no Centern, os participantes apresentarão suas experiências dentro do PAA Leite. A programação encerra com uma visita ao Laticínio Maila Macedônia, localizado em Brejinho, um dos que beneficiam o produto distribuído no Rio Grande do Norte.
O Fórum Nacional do PAA Leite encerra na sexta-feira, com a visita a um posto de distribuição do leite no município de Caiçara do Rio dos Ventos.
CONVÊNIO – Entre as mudanças do novo convênio com o MDS, está a destinação de 30% do leite adquirido a entidades socioassistenciais que ofereçam refeições aos seus beneficiários. No Rio Grande do Norte, onde o PAA Leite opera em 50 municípios, existem 100 instituições credenciadas.
Recentemente, foi realizado o credenciamento de laticínios por região no estado, de modo a facilitar a logística de distribuição do produto. Para 2014 e 2015, o convênio com o MDS envolve R$ 31 milhões, sendo R$ 6 milhões de contrapartida do Governo do Estado.
 

Fonte: ASCOM