I Seminário de Direito Médico do RN debaterá temas importantes para classe

26/08/2014


Profissionais que são referência nas áreas jurídica e médica estarão presentes no I Seminário de Direito Médico do Rio Grande do Norte, realizado na próxima quinta-feira (28), na Básica Desing, a partir das 19h.  O evento irá reunir juristas e médicos para discutir sobre responsabilidade civil médica, gestão de crise no atendimento, prevenção médico-jurídica contra processos judiciais, publicidade médica e processos éticos no Conselho Regional de Medicina.
 
O objetivo do seminário é proporcionar aos médicos maior conhecimento sobre os temas abordados, além de debater acerca do crescimento no número de processos judiciais contra a categoria, que chegou a atingir mais de 1600% nos últimos dez anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em todo o País, são mais de 7% dos profissionais respondendo a processos judiciais ou ético-disciplinares, o que corresponde a aproximadamente 28 mil médicos.
 
O evento realizado pelo escritório Rebelo & Dumaresq, especializado no ramo do Direito Médico em Natal, irá reunir nomes como o advogado Raul Canal, referência nacional em direito médico e biodireito e também presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), e o presidente do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), o médico Dr. Jeancarlo Cavalcante.
 
O RN ocupa hoje a 8ª posição no ranking brasileiro no número de ações indenizatórias em virtude de supostos erros médicos, e a primeira posição entre os estados da Região Nordeste. Um dos organizadores do evento, o advogado Tertius Rebelo, considera que  com este panorama, o seminário é uma ótima oportunidade para o médico se inteirar sobre o tema, que ainda é bastante novo e esta sendo bastante discutido em todo o País nos últimos anos.
 
Os interessados em participar do I Seminário de Direito Médico do RN podem se inscrever gratuitamente pela internet, com o preenchimento de um formulário online disponível no endereço:http://www.rebelodumaresq.com.br/formulario/. As vagas são limitadas. Outras informações pelo email contato@rebelodumaresq.com.br e pelos telefones (84) 2030-9709, (84) 8827-2934, (84) 9981-6014.
 
Serviço:
 
O que: I Seminário de Direito Médico do Rio Grande do Norte
Quando: 28 de agosto
Horário: 19h
Onde: Básica Desing – Av. Hermes da Fonseca, 1148, Tirol
 
 
 PROGRAMAÇÃO
 
19h – Abertura
 
19h10 – Tema: Prevenção Médico-jurídica e Gestão de Crise no Atendimento Médico. Palestrantes: Renato Dumaresq – advogado, sócio proprietário do Rebelo & Dumaresq Advogados Associados, especializado em Direito Médico e da Saúde, pós‐graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública, afiliado e representante da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem).
Tertius Rebelo – advogado, sócio proprietário do Rebelo & Dumaresq Advogados Associados, membro da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do RN. Especializado em Direito Médico, pós‐graduado em Direito Civil e Empresarial, afiliado e representante da Anadem.
 
19h30 – Tema: Responsabilidade Civil do Médico e Medidas Preventivas.Palestrante: Raul Canal - advogado especialista em Direito Médico e responsabilidade civil dos profissionais da saúde, referência nacional na defesa dos médicos e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética – Anadem. Autor de “O exercício da medicina e suas implicações legais”.
 
20h20 – Tema: Processo Ético-administrativo perante o CREMERN e Publicidade Médica. Palestrante: Dr. Jeancarlo Cavalcante – médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT),  presidente do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), mestre doutor em Ciências da Saúde, professor adjunto da UFRN, conselheiro federal suplente do Conselho Federal de Medicina.
 
20h50 – Debate
 
21h50 – Enceramento

Fonte: Leane Fonseca