Advogado Alejandro Redon fala sobre segurança no trabalho

09/05/2018

Por: Redação do PN
Foto: Redação do PN

No programa Capital Cultural, Alejandro Rendon, advogado e técnico em segurança no trabalho, dialoga com a professora Andrezza Tavares a respeito da segurança no trabalho, enfatizando sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Acerca da segurança no trabalho, o advogado revela: “Este tema é muito caro para a sociedade brasileira, no sentido social e econômico, diante do dispêndio que o INSS e todo o setor público têm para enfrentar as consequências de acidentes e doenças do trabalho”.

Otimista, diz que “o Brasil caminha para uma mudança nesta área, porque entrou em vigência, a partir deste ano, a plataforma de escrituração digital em que as empresas devem informar ao poder público as suas práticas na área de segurança do trabalho. Os ambientes de trabalho devem estar corretamente descritos, as avaliações ambientais devidamente realizadas e monitoradas”.

“Todo o trabalho que, anteriormente, era feito por meio de documentos físicos é feito, agora, de forma digital. Isso deve dar uma nova realidade para os profissionais da área de segurança do trabalho, pois as empresas vão precisar se adequar. Ainda veremos a concretização disso, mas quando era tudo no papel, muitas empresas tinham documentos só para constar. Essa realidade vai mudar e profissionais atualizados serão bastante demandados”, acrescenta.