Saiba porque o morro do careca é careca.

27/12/2019

Por: Carlos Alberto Nascimento de Andrade
Foto: Carlos Alberto Nascimento de Andrade

    Desde que era criança sempre tive a curiosidade em saber o real motivo do porque da vegetação daquela parte da ponta esquerda do Morro do Careca ser rala ou quase não existir.

     A parte central e turística do morro todos nós sabemos o motivo daquela vegetação ser "careca": Deve-se ao fato do sobe e desce de pessoas, desde tempos imemoriais, inclusive eu mesmo subi por dezenas de vezes ao longo de minha vida.

     Pois bem, a minha curiosidade chegou ao fim. Conversando com diversas pessoas da época, sobretudo com ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial que serviram junto ao exército em Natal, e juntando estas informações orais com referências bibliográficas, cheguei a seguinte conclusão.

     Após receber dos EUA entre 1942 e 1945, 6 aeronaves bombardeiros B-25, o governo brasileiro sediou em Natal-RN duas delas sob a responsabilidade do 16º RI do Exército, nessa época não exista ainda a FAB no RN.

     Segundo meus informantes, os treinamentos com esses aviões ocorriam em Ponta Negra, e o alvo era exatamente aquela ponta do Morro do Careca, que numa simulação de combate, como se fosse o inimigo, alvejavam a vegetação daquela área com bombardeios intensos.

     Ao longo da segunda guerra foram se intensificando os treinamentos e degradando ainda mais aquela parte da vegetação do morro. Aos poucos e muito lentamente, a natureza vai recompondo a vegetação que antes era muito farta naquele local. 

     

Fonte: Carlos Alberto Nascimento de Andrade. Professor da UERN/Mossoró-RN.