Sedraf apresenta a Fetarn ações realizadas da Plataforma da Agricultura Familiar

25/01/2020


 
O secretário da Sedraf, Alexandre Lima, participou nesta quarta-feira (22) com a diretoria da Fetarn e o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, da reunião de balanço das ações da execução da Plataforma da Agricultura Familiar da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado RN (Fetarn) com representantes dos nove polos sindicais (Alto Oeste, Médio Oeste, Vale do Assú, Central, Mato Grande, Canavieiro, Grande Natal, Trairí e Seridó).
 
A reunião teve como objetivo repactuar junto ao Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), as reivindicações da plataforma da Agricultora Familiar que foi apresentada ao Governo em 2018 e planejar as ações para 2020.
 
Durante o encontro, o titular da Sedraf pontuou que grande parte das solicitações já estão em andamento como o Programa Estadual de Sementes Crioulas, a transformação da Seara em Sedraf, o Programa de Compras Governamentais e políticas públicas para o território livre em agrotóxicos, o Programa de Forragem, executado pela Emater-RN em parceria com a Emparn.
 
Ao final da reunião, foi renovado o compromisso com a Plataforma da Agricultura Familiar e que o secretário Alexandre Lima e diretor Técnico da Emater-RN, Raimundo Costa, serão os responsáveis pela articulação e mobilização junto aos demais órgãos do Governo do Estado em prol da agricultura familiar para gerar renda e qualidade de vida aos agricultores.
 
De acordo com o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, “O Governo do Estado está trabalhando para o desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Estamos dialogando com diversas secretarias para implantar politicas públicas direcionadas aos homens e mulheres rurais”.
Participaram da reunião o diretor Técnico da Emater-RN, Raimundo Costa, um representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). e todos os direitos e assessores da Fetarn.