FJA celebra Dia da Poesia na Manimbu, Memorial Câmara Cascudo e Casas de Cultura

12/03/2020


 
O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, mantém a tradição potiguar de celebrar os versos e a literatura poética no 14 de Marco, Dia Nacional da Poesia, e preparou uma programação especial que contempla ações na capital e no interior do Estado.
A comemoração teve início em 7 de março na Casa de Cordel, localizado na Cidade de Alta em Natal, com o lançamento da coleção “Dez Mulheres Potiguares”, também alusiva ao Dia Internacional da mulher.
 
Nesta quinta (12) a partir das 18h na Livraria Manimbu haverá o lançamento “Temporalibus”, de Maria Gomes, além de uma apresentação do poeta Antônio Francisco. 
Livraria Manimbu
 
No sábado,14 de março, os festejos estarão localizados na Livraria Manimbu (Rua Açu), a partir das 8h com a Alvorada Poética que terá apresentação de um duo da Banda da PM, integrado pelo sargento Walterklayson (teclado) e o subtenente Guedes (saxofone), recitais poéticos, lançamentos de três livros:  “Quintessência”, Shauara David, “Meu Canto de Amor é um Gemido de Blues”, Luíza Oliveira; e “Quem abriu a boca da pedra?”,de Jeovânia P., além da Folha Poética e a realização de  shows musicais, com Wescley Gama e da banda DEP apresentando a obra de Belchior. 
 
Memorial Câmara Cascudo e Feira Livre
 
Na tarde do sábado (14), a partir das 16h, a celebração se transfere para no Espaço Gumercindo Saraiva, localizado dentro do Memorial Câmara Cascudo, Cidade Alta, onde ocorrerão o Cortejo Poético Cultural, em parceria com a Samba, com a presença dos grupos Folia de Rua e Batuques de Mulheres de Gami, além das performances artísticas do grupo Insurgências Poéticas e das bandas Reconvexo e Gato Lúdico.  O evento será apresentado pelo ator Rodrigo Bico.
 
O projeto 14 de Março na Feira Livre de Nova Natal, que será realizado no domingo (15) a partir das 8h, tem o apoio da FJA. A ação terá fanfarras, cortejo, recitais poéticos e shows musicais.
 
Casas de Cultura e Mossoró
 
As casas de Cultura Popular pertencentes ao Governo do Estado, também celebram a data com ações poéticas com participação de grupos e artistas nos municípios de Assu, Macaíba, Currais Novos, Martins e Florânia.
 
Em Mossoró no dia 14 a partir das 9h, a FJA  apoia  a ação Varal Poético com a distribuição de panfleto de poesias, lançamento do 3 Concurso de Poesia em Guardanapo de Papel e lançamento do Livro “Essencia do Meu Ser”, de Yáscara Aamara, além do recital dos poetas Genildo Costa e Geová Costa. Haverá homenagens às memórias de Pedro Melo, Silvana Alves, Vingt-um Rosado e Clarice Lispector.