Mensagem sobre as chuvas de Parnamirim

13/03/2020

Por: Walter Fernandes
 
A cidade de Parnamirim  é um municipio praticamente plano, podemos dizer que é uma espécie de Planalto rebaixado em relação a Natal, por estar em uma posição mais alta , e devido a sua urbanização , torna-se uma cidade agradável , aberta e ventilada pelos ventos e as chuvas ,  cujas águas precipitadas do céu é algo mágico para o potiguar . Elas entram pelos 4,5 Km do seu litoral  aonde estão  as belas praias de Pirangi e Cotovelo . 
 
É uma maravilha morar aqui pelo  o que a natureza nos proporciona . 
 
O nosso solo na sua maioria é composto por areia , em  Nova Parnamirim , e formação barreira  e tabuleiro costeiro nas outras áreas . 
Agora a sua topografia é plana , mas formada de várias micro bacias , como quando olhamos com instrumento a Lua  e vemos os vários buracos na sua superfície. 
 
Por isso , faz-se necessário fazermos macrodrenagem , com vários polos de captação . Nessa linha de raciocínio fizemos , como Secretário de infraestrutura , no Governo do  ex prefeito Agnelo ALVES um plano de drenagem  e integração de microbacias , que iam sendo construídas de acordo com um Plano de Metas objetivas , conforme a conclusão  dos projetos e disponibilidade de recursos orçamentários  e financeiros do governo municipal e os conveniados  com os Governos estadual e Federal . Agnelo dizia , “vamos fazer um colchão financeiro , para que em cada  um real do município  conseguir 4  reais de outras esferas governamentais  “. Para isso eram necessários bons projetos, e equipe preparada . trabalho duro, mas valeu a pena . 
 
Só a título de exemplo , nos quatro primeiros anos fizemos 9 lagoas de captação , urbanizadas , aonde dou com exemplo ícone a Lagoa  da Av Abel Cabral , que inclusive proporcionou uma mudança na ocupação residencial e comercial numa área de 112 hectares . 
 
Para usufruir desses fenômenos que a natureza  nos doou , faz-se necessário utilizarmos de técnicas construtivas ,  governança administrativa adequada, integraçao de ações nas áreas de mobilidade , drenagem , pavimentação , saneamento , habitação e regularização fundiária .
 
Cabe a prefeitura e a Câmara Municipal de forma complementar , mandatários eleitos estabelecerem e executarem as políticas públicas  necessárias para tornar a nossa vida melhor . 
 
Hoje , Parnamirim precisa retomar obras de drenagens macro  e micro , fazer um plano integrado DRENAGEM , PAVIMENTAÇÃO  E SANEAMENTO  e bons projetos , corpo funcional e técnicos têem , tudo de forma transparente e participativa. 
 
Assim , podemos trabalhar , morar , investir  e viver nessa amorável terra Parnamirim , um pedaço de nossos corações. Que aprefeitura trabalhe para resolver os problemas criados pela chuva da madrugada e desta manhã . Parnamirim, 13 de março de 2020, após as chuvas dos céus .