Elienai rompida com Taveira mexe no tabuleiro político de Parnamirim

24/03/2020

Por: Cefas Carvalho
 
Na segunda-feira, 5, foi oficializado o que já se especulava e até se previa nos intramuros da política de Parnamirim: o rompimento da vice-prefeita Elienai cartaxo com o prefeito Rosano Taveira. Em depoimento em vídeo ela, com serenidade, mas firmeza, explicou os motivos do rompimento (a perda de espaço político e administrativo da Secretaria de Ação Social e o fato de Taveira ter convidado para o cargo o mentor dela, Pastor Elinaldo Renovato, que recusou o chamado). O vereador Thiago Cartaxo, filho de Elienai, acompanhou a mãe e também rompeu.
 
Tendo migrado para a oposição no mesmo dia, Elienai despertou no universo político a indagação sobre quais seriam seus projetos políticos e como eles poderia alterar a movimentação das peças no tabuleiro político da pré-campanha em Parnamirim. Em uma análise rápida, existem quatro possibilidades para Elienai:
 
1) A mais provável, que tente ser candidata a reeleição como vice-prefeita, mas, na chapa de oposição. Ela repetiria Flávio Martins, que nos anos 90 era vice de Raimundo Marciano, rompeu com este, foi candidato a vice na chapa de Agnelo Alves e venceu.
 
2) Elienai tentaria ser candidata a prefeita, processo mais complicado, já que existem muitas pré-candidaturas lançadas. Mas, trata-se de um nome forte e de densidade eleitoral principalmente no meio evangélico, essa possibilidade não pode ser descartada.
 
3) Tentaria voltar para a Câmara, no lugar de Thiago, com uma votação consagradora que a permitisse tentar a presidência da Câmara.
 
4) Sair da vida pública e dar sustentação nos bastidores para a reeleição do filho Thiago e fazer com que ele alcance voos mais altos.
 
Claro que todas as possibilidades acima têm suas nuances e ramificações, mas, a grosso modo, é o que se vem especulando na imprensa parnamirinense e nos intramuros.
Elienai foi contatada pela PNTV e seria entrevistada no programa Jornal Potiguar Notícias, mas devido a quarentena gerada pelo Covid19 e por favor parte do grupo de risco, adiou a entrevista para depois deste período.