Inscrições para 1° Prêmio Margem de Fotografia são prorrogadas até 8 de agosto

31/07/2020


 
Os fotógrafos tem mais uma chance para se inscrever no 1° Prêmio Margem de Fotografia. A premiação, que selecionará dez ensaios para publicação em livro e para duas exposições presenciais, prorrogou o período de inscrições de trabalhos até o dia 08 de agosto. 
 
Estão aptos a participar fotógrafos potiguares, ou residentes no estado há pelo menos três anos. Cada inscrito pode submeter um conjunto de seis imagens que serão avaliadas por uma comissão de especialistas. A ficha de inscrição e o edital estão acessíveis em https://www.margemfoto.com/premio
 
A premiação também celebra a literatura potiguar. Mesmo com as fotos seguindo temática livre, os organizadores sugerem que as imagens tenham como inspiração os versos do poema “Onde”, da poetisa potiguar Zila Mamede.  O objetivo do prêmio é  mapear a produção fotográfica no Rio Grande do Norte. Ele integra o Atlas da Fotografia Potiguar, projeto que também promoverá lives e outros conteúdos formativos sobre economia criativa, artes visuais e processos de criação em fotografia. 
 
A realização da premiação é do Margem Hub de Fotografia, empresa baseada em Natal, que desde 2018 abre espaço para exposições de artistas potiguares, eventos culturais, e realiza cursos em fotografia e artes visuais. “O prêmio surge da necessidade de dar visibilidade para a fotografia autoral potiguar. Durante a execução do prêmio buscamos fazer um mapeamento do setor, queremos saber como está a cena da fotografia potiguar. Além disso, o nosso grande objetivo é o da difusão e circulação dos trabalhos produzidos”, explica Paula Lima, uma das organizadoras do Prêmio. 
 
O Prêmio Margem de Fotografia, e o projeto Atlas da Fotografia Potiguar, foram contemplados pelo edital de Economia Criativa do SEBRAE/RN, e também contam com o patrocínio de SICOOB RN, além do apoio de Bólide 1050, Editora Deu na Telha, Espaço Duas e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.  
Isolda convoca união em defesa da Petrobras no Nordeste e RN
 
Amanhã, sexta-feira, 31, é o grande dia pela defesa da Petrobrás. O mandato da deputada estadual Isolda Dantas (PT/RN), em parceria com diversos mandatos de deputados estaduais, senadores, estarão juntos aos petroleiros e petroleiras do Nordeste realizando o Ato Político Virtual intitulado: #PetrobrasFicaNordeste. Se trata de uma mobilização contra a saída da empresa da região, que nos últimos anos vem sofrendo com a política de desinvenstimentos instaurada, tais como hibernação de plataformas, paralização de poços, e também, a venda de ativos a preços irrisórios.
 
No Rio Grande do Norte o ato acontecerá amanhã, às 15h, e será transmitido pelo Facebook da deputada Isolda Dantas. “Não podemos aceitar a diminuição desta empresa tão importante para a economia do nosso estado e autonomia do nosso país. Precisamos nos unir, parlamentares, sindicatos e trabalhadores fortalecendo esta luta para que a Petrobrás continue aqui contribuindo com o desenvolvimento do nosso RN”, afirma Isolda.
 
De acordo com dados informados pela diretoria do Sindipetro,  entre os meses de janeiro e junho de 2020 só no RN a Petrobras demitiu 1.328 funcionários de suas empresas terceirizadas. Em janeiro eram 6.032 funcionários terceirizados no Rio Grande do Norte. Agora são 4.704. No final de 2018 eram 6.779, o que mostra que os ritmo das demissões aceleraram.
 
O sindicato dos petroleiros fará uma programação com a cobertura completa durante todo o dia, e a partir das 8 horas, os internautas estão convocados a participarem de um “twitaço” com as hastags:  #PetrobrasFicaNoNordeste e #PeloPovoPotiguarAPetrobrásFicaNoRN. A ideia é tornar o ato em um dos assuntos mais comentados da internet e mobilizar ainda mais pessoas para defender a permanência da Petrobrás no Nordeste e no Rio Grande do Norte com mais investimentos no setor.