Sebrae/RN: Empreendedores do turismo são orientados sobre bioprevenção

19/08/2020


 
Uma equipe de consultores credenciados pelo Sebrae do Rio Grande do Norte está realizando visitas aos negócios do setor turístico estabelecidos nas orlas de Ponta Negra e na praia da Redinha, esta última na zona norte de Natal. A ação que acontece de forma simultânea no interior do estado é para orientar empresários e empreendedores sobre as medidas de bioprevenção do Programa Reinicie, que visa capacitar e orientar os profissionais do setor de turismo para a retomada das atividades de forma segura, adotando medidas de higiene e ações sanitárias de combate à pandemia do coronavírus.
 
Dentre as principais recomendações dos consultores, destacam-se o uso obrigatório de máscara de proteção facial, o uso álcool 70% nas mãos de forma preventiva, respeito ao distanciamento observando o limite de 2 metros entre as pessoas, nunca fazer o cumprimento com toques de mãos, respeito à sinalização em áreas demarcadas e evitar aglomeração, respeitando sempre a quantidade máxima de pessoas em função do tamanho do ambiente. Após responder a um check-list com mais de 40 itens de ações preventivas, os empreendedores recebem um cartaz que informa que aquela empresa recebeu orientações para prevenção à Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
 
O gestor de turismo e analista técnico do Sebrae-RN, Yves Guerra, destaca a importância da ação inicialmente voltada para barracas e quiosques da orla das praias urbanas e lojas de artesanato, dando orientações de boas práticas de higiene sanitária e sobre os cuidados de prevenção contra o coronarvírus. “A ideia é também direcionar esses empreendedores para a soluções disponibilizadas no Portal do Sebrae, gratuitamente, sobre bioprevenção”, explica Yves, lembrando que as capacitações gratuitas contemplam vários segmentos como os de locação de mesas e cadeiras, barracas e quiosques de praia, lojas de artesanato, bugueiros, guias de turismo e pequenas empresas de passeios.
 
As ações do Reinicie se estenderão a vários municípios turísticos do Estado, como Parnamirim, Nísia Floresta, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e região das serras potiguares, como Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. “A nossa meta é atender ao maior número de pequenos negócios da cadeia do turismo”, explica Yves Guerra, que pretende contar com o apoio dos sete escritórios regionais do Sebrae que abrange todas as regiões de polos turísticos do Estado.
 
Para empresas com estruturas de maior porte, como pousadas, hotéis, bares e restaurantes existe uma consultoria em Bioprevenção, que é custeada pelo programa Sebratec em 80% e a contrapartida do empresário é de apenas 20% do investimento total da consultoria. Yves Guerra lembra que na fanpage da Bioprevenção além das capacitações, estão disponíveis cartilhas, um autodiagnóstico e material de sinalização, que pode ser baixado gratuitamente e impresso para sinalizar os ambientes.
 
O programa de bioprevenção Reinicie é executado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com o apoio da Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Agência de Fomento do Estado (AGN) e Governo do Estado, através do programa RN +Saudável. Para participar de capacitação gratuita ou solicitar a consultoria do Programa de Bioprevenção, o empreendedor de qualquer segmento do setor do turismo deve acessar rn.sebrae.com.br/bioprevencao/.