Brisa Bracchi: "polarização nos deu força para ingressar na política"

18/11/2020


 

 

 

 
 
 
No programa Potiguar Noticias 2 edição desta quarta-feira, o jornalista Pinto Júnior entrevista a vereadora eleita em Natal, Brisa Bracchi e conversa sobre os projetos para a capital.
Com  22 anos, Brisa Bracchi é a mais nova vereadora de Natal, pelo Partido dos Trabalhadores, eleita com 2.901 votos. Estudante de História na UFRN e militante do PT, ela é integrante do Conselho Estadual da Juventude do RN e começou sua trajetória na política no processo de reestruturação do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, do IFRN. Após esse período, ingressou no Partido dos Trabalhadores em 2014.
 
Em entrevista, ela relata que participar de política partidária é um trabalho interno de discussões de políticas públicas  que se estendem para a  sociedade.
"O que a gente quer é pensar a cultura da cidade, pensar educação, na população negra, lgbt" diz.
De acordo com a vereadora grande parte dos votos que a elegeram, vieram da Zona Sul e Zona Norte de Natal e assim como Natália  Bonavides, Brisa ouviu bastante que sua eleição foi uma surpresa para muita gente, por ter se candidato pela primeira vez. 
 
Ela acredita que o processo de polarização no país  deu mais força  aos jovens que estão ingressando na política, com movimentos sociais realizados por eles.
Com relação à adaptação na Câmara Municipal nos próximos anos, Brisa diz que após um processo de candidatura muito bem feito, com a participação da juventude e das mulheres, conseguiu acender esperança no coração dos eleitores e agora tem uma grande responsabilidade e grandes desafios.
"Teremos desafios para cumprir nossos projetos, além  de ganhar o respeito da casa, iremos mostrar como jovens, que chegamos para fazer projetos qualificados e ousados nesse espaço" enfatiza.
 
A vereadora afirma que o povo não  quer mais ser encantado com propagandas e carros de som, mas com projetos para a cidade, eles querem conhecer as ideias, serem representados.
 
Em seu mandato na Câmara Municipal, ela conta que fará oposição com a bancada dos trabalhadores, com a vereadora Divaneide Basílio, com qualidade, acompanhando  o processo do projeto do Plano Diretor na cidade, principalmente no quesito da verticalização.
Além disso, em relação  ao transporte público, Brisa relata que além  da licitação é  necessário  a construção  de uma empresa  pública de transporte em Natal.
 
Sobre o cenário  da violência  no RN, ela lembra que o estado ocupa um  lugar muito triste no mapa da violência e para romper com este ciclo contra mulher é preciso um conjunto de ações  e políticas  que consigam acabar com a prática do feminicídio.
"Precisamos  de projetos que apoiem mulheres  artesãs, mulheres rendeiras, agricultura  familiar, para que tenham independência financeira e é  preciso ainda  uma rede de apoio  para que essas mulheres saiam desse ciclo da violência" destaca.
 
Se ficou interessado em saber mais dessa conversa clica no link e assista à entrevista completa.
https://youtu.be/uXBKI9DFi9k