Em 5 anos projeto Interliga levou ações culturais a 200 crianças de Riachuelo-RN

19/11/2020


 

 

 

O projeto Social Interliga nasceu do desejo de transformar a realidade através de ações culturais, trabalhando com a educação, comunicação e cultura. Criado em 2015, está localizado no município de Riachuelo-RN e busca promover a cultura e o incentivo a leitura as crianças e jovens com intuito de garantir novas práticas de cidadania, baseadas nas  ações desenvolvidas.

 

Em entrevista ao jornal Potiguar Notícias 2ª edição, a diretora do projeto, Lorayne Kelly, diz que em 2015, depois da chegada do Trilhas Potiguares da UFRN em Riachuelo, sentiu vontade de continuar o trabalho social para crianças  e adolescentes e foi assim que surgiu o Interliga.

O projeto, que até hoje alcançou  cerca de 200 crianças  e  jovens da cidade de Riachuelo, oferece atividades voltadas para cinco áreas, música, teatro, dança, leitura e artesanato. 

De acordo com Lorayne  o projeto tem forte trabalho com a música, onde os alunos podem aprender  a tocar flauta, violão e teclado.

"Além disso, fazemos apresentações nas escolas, com nossos  alunos, levando a música, o teatro de sombras e a dança, a ideia é passar uma mensagem  de esperança  para  as pessoas" explica.

 

Arquivo

 

Inspirada nos artistas nacionais e artistas de rua, Lorayne incentiva as crianças adquirirem o gosto pela Cultura desde cedo. Outra atividade realizada no projeto é  o show de mamulengos, o fantoche típico do nordeste brasileiro, confeccionados com objetos e materiais reciclados.

“A população da cidade apoia as atividades  do Interliga e cada vez mais os pais e outros municípios nos auxiliam financeiramente, inclusive com doação de instrumentos” reconhece Lorayne.

 

Arquivo

 

Devido à pandemia o Interliga está funcionando com reuniões e programações virtuais. Embora não esteja com as atividades totalmente retomadas a Diretora conta que já tem uma lista de crianças que pretendem ingressar no Interliga após a pandemia.

Essas e outras informações estão disponíveis no site do Interliga e na entrevista, no link abaixo.

https://youtu.be/VV9Cw3pWBxA