Dez novas UTIs pediátricas já estão em funcionamento no Maria Alice Fernandes

15/12/2020


 
 
As dez novas UTIs pediátricas abertas pelo Governo do Estado no Hospital Maria Alice Fernandes já estão funcionando. Referência no atendimento infantil de todo o Rio Grande do Norte, o hospital recebeu investimentos de R$ 5,3 milhões via projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Os leitos são os únicos na rede pública de saúde potiguar que atendem casos suspeitos ou com Covid-19 no RN.
 
A governadora Fátima Bezerra fez uma visita à unidade para entregar oficialmente os leitos e participar da homenagem à enfermeira Maria de Fátima Martins, que dá nome à UTI, e há 21 anos trabalha no Maria Alice. “A abertura desses leitos, que se somarão a outros 20 que ainda iremos abrir, significa respeito e compromisso do Governo com a vida do povo potiguar. Maria de Fátima, que teve uma vida dedicada a cuidar das crianças que aqui estiveram, nos inspira a continuar nossa missão de trabalhar por dias melhores para o nosso povo e nossas crianças”, destacou a governadora.
 
O reforço comprova a atenção que o Governo do RN vem dispensando à saúde infantil. A secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, lembrou que a unidade passou três anos sem leitos de UTI, e que os investimentos de agora acabam com essa deficiência na assistência infantil.
 
“O Maria Alice tem grande relevância na rede SUS porque atende crianças de todo o RN e é referência estadual em Pediatria. Os 3 anos sem UTI ficaram para atrás e agora a unidade conta com equipamentos modernos e profissionais qualificados para atender as crianças”, destacou.
 
O secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro, não pôde comparecer à solenidade, mas reforçou a importância dos investimentos em saúde pública em tempos de pandemia de COVID-19. “A gestão da governadora Fátima Bezerra tem dado provas de seu compromisso com o povo do Rio Grande do Norte, e além de todos os esforços que estão sendo feitos na abertura de mais de 600 leitos em todo o estado para atender a demanda da pandemia, a saúde infantil também recebe esse olhar prioritário e passa a contar com estrutura de ponta”, frisou.
 
A intervenção está concluída e abrange a ampliação do hospital com a construção de um bloco para a implantação das UTIs Neonatal e Pediátrica, além da aquisição de equipamentos para aparelhar os novos leitos das unidades do setor pediátrico. Os benefícios ampliam a capacidade de atendimento, dotando a unidade de equipamentos mais modernos. A sala com leito para isolamento com pressão negativa, por exemplo, é única no Estado e impede que a contaminação de outros pacientes devido ao eficiente sistema de filtragem do ar.
 
A diretora geral do hospital, Suyame Ricarte, destacou a importância deste esforço do Governo do RN na pandemia: “As crianças com Covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença e que precisavam da saúde pública estavam totalmente desassistidas. Agora, com os investimentos do Governo, temos como cuidar destes casos com uma equipe aguerrida e em um local totalmente adequado e moderno”.
 
Para equipar os leitos foram adquiridos equipamentos como respiradores fixos e móveis, ressuscitadores pulmonares, aspirador cirúrgico, incubadoras, máscaras para ventilação, monitores multiparâmetros, cardioversores, carro de emergência, eletrocardiógrafo, foco cirúrgico, equipamentos de fototerapia, estetoscópios, conjunto para nebulização, poltronas hospitalares, entre outros.
 
Os novos equipamentos da unidade servirão, ainda, ao Programa Estadual intitulado “Mais Cirurgias, Mais Saúde”, voltado à retomada de cirurgias eletivas que estavam suspensas desde março, devido à pandemia. Somente nos meses de outubro e novembro, mais de 200 cirurgias – uma média de 60 por semana – foram realizadas no Maria Alice, em pacientes de todo o Rio Grande do Norte.