Luciana Vitiello debate sobre a questão economica e hídrica com Daniel de Veras

28/12/2020

Por: REDAÇÂO DO PN

 

 

Na terceira edição do seu programa, a professora Luciana Vitiello recebeu no Direto ao Ponto o escritor e bacharel em gestão de políticas públicas (UFRN), Daniel França de Veras. Os temas debatidos foram as políticas públicas hídricas em Mossoró.

Em seu projeto, Veras explica a escolha da cidade de Mossoró, “dentre todas as cidades que compõem o semiárido brasileiro, a maior em termos de população, recursos financeiros e administrativos é Mossoró”.

A respeito do município de Jucuri, que além de enfrentar as questões hídricas, tem a problemática da pobreza acentuada e está entre as suas propostas, o escritor exemplifica “Jucuri é um dos distritos mais pobres de Mossoró e a maioria das pessoas dependem de programas de transferência de renda, inclusive 56% da população chegou a ter problemas financeiros acentuados devido a pandemia”.

Sobre o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, o escritor Daniel França de Veras ressalta a importância desse evento que trouxe a presença de autoridades importantes da república, “a vinda dessas autoridades do governo federal possibilitou a abertura de emendas parlamentares e de recursos do governo federal diretamente pra cá” e complementa “a informação que nos foi passada é que ao todo 321 milhões de reais serão injetados no semiárido”

Em relação as suas propostas, Veras expos a elaboração das barragens hídricas subterrâneas e suas vantagens como a proteção contra a contaminação, a evaporação da água e o custo-benefício atribuído a essa nova forma de levar água para a comunidade. E a segunda proposta que é baseada na reutilização da água do esgoto, “Mossoró é a segunda maior cidade do RN e ainda não foi colocado essa solução para a população, porque a tecnologia já existe por meio da CAERN e pelas companhias municipais de água é possível fazer isso” e complementa “é necessário deixar claro que essa água de reutilização do esgoto, não é pro consumo humano, seria utilizada para plantações e agropecuária”.

Para ver o programa na integra acesse o link:https://youtu.be/FKpp82QE4IU