"Só recebemos 2.800 doses da vacina" afirma Dra. Terezinha Rêgo

21/01/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

 

Nesta quinta-feira (21), o jornalista Cefas Carvalho recebe no programa Jornal Potiguar Notícias a Secretária de Saúde de Parnamirim, Dra. Terezinha Rêgo. Na entrevista foram discutidos temas relacionados ao Plano de Vacinação Municipal, a quantidade de doses recebidas e sobre as etapas da vacinação.

Em relação à situação atual do sistema municipal de saúde e iniciativa de contenção do vírus, a Dra. Terezinha Rêgo, afirmou "Me emociono profundamente por está vivendo esse momento da saúde pública no mundo, essa é a minha primeira experiência de uma grandiosidade dessas. Para Parnamirim, primeiro nós fizemos todo um planejamento que vem desde o início da Pandemia, de ver a estrutura, de cuidar, de tentar salvar" e complementou "graças a esse planejamento e a coloboração de todos a gente tem conseguido bons resultados dentro de Parnamirim, perdemos sim, perdemos muita gente, mas em relação à proporcionalidade de óbito, no estado todo, nós estamos bem".

Explicando um pouco mais sobre a vacina contra o Covid-19 e sobre as iniciativas municipais como o Plano de Vacinação, a Dra. Terezinha Rêgo, uma das responsáveis pelas imunização dos cidadões de Parnamirim por meio do sistema público de saúde, afirmou "quando se anuncioou a possibilidade da chegada da vacina, a gente já tava estruturando primeiro todas as salas de vacina para receber essa imunização, seja de onde viesse, estavamos acompanhando cada minuto os resultados do trabalho da comissão científica da Fio Cruz e Instituto Butantan" e esclareceu "nós temos 29 unidades de atenção primária. Dessas 29, nós temos salas de vacina em 24, todas prontas, informatizadas, com as condições de acondicionamento e com o profissional preparado".

Falando um pouco mais sobre o planejemento municipal da imunização, a Secretária de Saúde de Parnamirim declarou "fizemos todo um planejamento, que está disponível nas redes sociais, e a gente estimava, pegando resultados das últimas campanhas de vacina, sobretudo a dos idosos, e os dos profissionais de saúde que são em torno de 7.300 profissonais para tomar a vacina" e acrescentou "A nossa surpresa é que a gente foi seguindo todos os protocolos do governo federal, do governo estadual e só recebemos 2.800 doses da vacina". 

Por fim, a Dra. Terezinha Rêgo especificou as etapas de vacinação dentro do planejamento: "Tinhamos 4 etapas no nosso planejamento. A primeira etapa seria vacinar os idosos acima de 75 anos e os profissionais da saúde, diante dessa nossa surpresa, tivemos que fazer algumas escolhas. A segunda etapa seria vacinar os de idosos de 69 até 75 anos. Na terceira estapa estava essa discussão, devido ao início das aulas, se entraria ou não os professores, se entraria os acamados, as pessoas com deficiência. E a quarta etapa, a gente já ia pegando também pessoas do grupo de risco como os diabéticos" mas a Secretária de Saúde alertou "Diante dessa surpresa (o recebimento de 2.800 doses da vacina), precisamos refazer nossas prioridades seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Sesap/RN"

Para saber mais assista na íntegra a entrevista: https://youtu.be/xRiHGgaXge8