"A Lei Aldir Blanc foi fundamental para os artistas", afirma produtora cultural

18/02/2021

Por: Redação PN

 

 

        Nesta quinta-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a jornalista Heloísa Macedo entrevistou Mônica Macdowell, artista visual e produtora cultural, que falou sobre a exposição Faces do Reduto, além do trabalho dos artistas visuais durante a vigência da pandemia do novo coronavírus. 

        Segundo a produtora, a exposição Faces do Reduto foi concebida a partir das filmagens do seu primeiro filme, "Rosa de Aroeira", curta-metragem produzido na comunidade do Reduto, no município de São Miguel do Gostoso, e que conta o cotidiano de quatro mulheres que fazem farinha de mandioca. Para ela, essa narrativa em forma de documentário foi muito importante para mostrar a vida de luta dessas mulheres. 

        Em relação às atividades dos artistas visuais neste período de pandemia, a produtora salienta: "infelizmente, eu não tenho atuado de uma maneira muito efetiva nas artes visuais. No entanto, eu entendo que a Lei Aldir Blanc foi fundamental para conceder um suporte aos artistas, e eles, por outro lado, têm inovado bastante em suas funções, sobretudo criando estratégias em âmbito virtual. Nesse sentido, embora o momento seja difícil, temos percebido muitos lançamentos de trabalhos individuais e coletivos no universo da internet". 

        No que se refere à exposição do trabalho e ao acesso do público, a artista orienta: "a exposição foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, além de ter o apoio do Sebrae e da prefeitura de Natal. Ademais, nós também firmaremos uma parceria com a Casa da Ribeira, visando apresentar nosso trabalho para o público de uma maneira organizada e criativa, mas também levando em consideração todas as preocupações que as medidas sanitárias impõem. A exposição ficará aberta para visitação popular até o dia 6 de março. Ademais, em comemoração dos 20 anos da Casa da Ribeira, haverá a apresentação de uma peça para o público", finaliza. 

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/GX51Uliswb4