“Carnaval de Parnamirim é a festa que cresceu muito no estado” diz Haroldo Gomes

18/02/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

Em entrevista no Jornal Portiguar Notícias, o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura (FUNPAC), Haroldo Gomes, esclareceu sobre a importância econômica e cultural do Carnaval, a Lei Aldir Blanc e o desenvolvimento cultural parnamirinense.

O crescimento do Carnaval de Parnamirim é destaque no estado do Rio Grande do Norte, se consolidando com um dos maiores carnavais do litoral potiguar. “O carnaval de Parnamirim é uma festa que cresceu muito no estado. Nosso carnaval mobilizou cerca de 90 grupos de artistas. Além disso, tem toda a cadeia produtiva que funciona no entorno disso” destacou Haroldo Gomes.

E o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura deixou claro sobre o Carnaval Parnamirinense: “Com os dados da Fecomércio e com a nossa projeção, o carnaval de Parnamirim mobilizou em 2019 cerca de R$ 15 milhões. Então em quatro dias ocorre uma movimentação econômica muito forte”.

Sobre esse tema, Haroldo Gomes deixou uma fala marcante: “não fazer o carnaval é um prejuízo, além de cultural por ser a principal festa popular do país, econômico muito grande”.

Sobre a Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc que prevê auxílio financeiro ao setor cultural foi regulamentada pelo Governo Federal. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. “É um cenário devastador. E do ponto de vista da cultura, eu não vejo saída sem intervenção do governo federal, não há saída para reforçar a cadeia da cultura sem a presença do governo federal” afirmou Haroldo Gomes.

O presidente da Parnamirim de Cultura (FUNPAC) ressaltou “a Lei Aldir Blanc foi extremamente importante e foi prorrogada, é preciso que parlamentares e o governo federal olhem para essa lei com mais carinho e pensem em como ela ainda pode fortalecer o segmento”.

Para saber mais acesse o link e assista a entrevista completa: https://youtu.be/jaQsJ-N7ixs