Evento online debate sobre literatura negra e indígena do RN

19/02/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: Wallace Santos

 

Entre os dias 22 a 25 de fevereiro acontecerá o ciclo de diálogos "E eu não sou escritore?", que debate sobre a literatura potiguar de autoria negra e indígena do Rio Grande do Norte, das 16h às 17h30, no canal do YouTube da escritore Rosy Nascimento e contará com tradução para libras. 
 
O evento faz parte da pesquisa independente que Rosy desenvolve desde 2020, que tem o objetivo de cartografar as autorias negra e indígena do estado, com o intuito de difundir suas escritas e valorizar suas produções, refletindo sobre os contextos de produção e distribuição de suas obras. 
 
Para a idealizadore Rosy Nascimento a literatura negra e indígena muitas vezes é invisibilizada nas tradicionais correntes literárias e esse evento serve justamente para dar visibilidade para essas pessoas que sofrem apagamento. “De modo a colaborar com a mudança de imaginário racista, misógino e classista que impera no Rio Grande do Norte sobre o letramento literário potiguar — imprescindível para a construção de uma identidade enquanto sujeites intelectuais — valendo-me de um levantamento preliminar e longe de esgotar o assunto, apresento, nessa ação fruto de pesquisa independente o diálogo com esses escritores”. 
 
O processo da pesquisa será documentado em um e-book que será lançado em breve. 
 
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
 
Programação completa:
 
▪22/02 - Escrita para os mais novos com Dorinha Timóteo e Célia Melo.
▪23/02 - Literatura Potyguara com Karollen Potyguara e Guayumi Potiguara
▪24/02 - Escrita Ilê com Canniggia Carvalho e Gaby Varela
▪25/02 - Possibilidades do Mercado Editorial com Jeovânia Pinheiro e Jefferson Turibio
 
Serviço: 
 
Ciclo de diálogos "E eu não sou escritore?"
22 a 25 de fevereiro - 16h às 17h30 
Canal do Youtube de Rosy Nascimento 
Dúvidas e mais informações: rosydnascimento@gmail.com ou instagram (@verbofulo