"O que seria da humanidade se não fossem as artes", diz diretor da Editora CJA

22/02/2021

Por: Redação PN

 

 

         Nesta segunda-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a jornalista Heloísa Macedo entrevistou Cleudivan Jânio, diretor da CJA Editora, que falou sobre os projetos da instituição, além do legado da obra do escritor potiguar Junior Dalberto, que faleceu em 2020 de covid-19.  

         Segundo o diretor, Junior Dalberto deixou uma lacuna na literatuta potiguar, sobretudo no que concerne à sua versatilidade e o seu engajamento em outras vertentes artísticas como o teatro. De acordo com Cleudivan, antes do seu falecimento, o escritor havia deixado na editora cinco livro inéditos, que serão colocados à disposição do público, incluindo o romance póstumo O Último Néfile, narrativa pertencente ao realismo mágico.

         Em relação aos projetos da editora durante este período de pandemia, o diretor ressalta: "na verdade, nós tínhamos para o ano de 2020 vários projetos, mas que não foram adiante devido à crise que se instaurou no país. No entanto, com o advento da Lei Aldir Blanc, estamos conseguindo concretizar algumas ideias, como as próprias narrativas do Junior Dalberto. Além disso, estamos trabalhando simultaneamente com 20 obras, as quais pretendemos distribuir em breve para o Brasil inteiro, tanto em formato físico como digital". 

         No que se refere à possibilidade do fomento da leitura durante o momento de isolamento social, Cleudivan Jânio salienta: "o que seria da humanidade se não fossem as artes, e esse período deixou ainda mais clara essa ideia. Nesse sentido, por ser de fácil acesso, a literatura é plausível para oferecer às pessoas um 'ponto de fuga' para essa prisão domiciliar que foi estabelecida por causa do coronavírus. Em suma, eu, como profissional dessa área, percebi notoriamente um aumento dessa procura pela leitura, mas, infelizmente, ainda não é suficiente para o que almejamos", finaliza

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/5iuY1a1xq8w