Grupo teatral encena ´Maurício: A audiocena da loucura` nesta quarta no You Tube

23/02/2021


 
O projeto “MAURÍCIO: – a audiocena da loucura” surge de outras experiências anteriores do Grupo Interferências de Teatro. A primeira delas foi a criação do personagem Maurício pela escritora potiguar Thayanne Percilla no ano de 2010; a segunda foi a escrita da autobiografia ficcional da personagem entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. Após isso, as experiências com Maurício aconteceram no campo teatral, com a “Peça-Experimento Maurício” (2018), quando o personagem, interpretado pelos atores Rubinho Rodrigues e Jason Gabriel, ganhou os palcos do Departamento de Artes da UFRN, e dois anos depois, em 2020, quando Thayanne decidiu retomar o projeto como parte da sua pesquisa do Mestrado em Artes Cênicas da UFRN, o que deu origem à “Cena Experimento Virtual Maurício”, apresentada na Mostra com Interferências, que comemora os 03 anos do Grupo Interferências de Teatro.
 
Agora, com o projeto “MAURÍCIO: a audiocena da loucura”, acompanhamos um dia difícil do personagem Maurício, um dia em que a morte e a vida se entrelaçam em poucos segundos e os questionamentos sobre si mesmo embargam os pensamentos e as ações. Dirigida por Thayanne Percilla e contando com atuação de Rubinho Rodrigues e Jason Gabriel, esta audiocena se configura como mais um experimento que surge durante o processo da montagem do espetáculo "Maurício", do Grupo Interferências de Teatro.
 
A estreia da audiocena acontece neste  dia 24/02 (quarta-feira), às 20h, no canal do YouTube do Grupo Interferências de Teatro. Este projeto foi contemplado na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, através da Prefeitura Municipal do Natal/RN, Fundação Capitania das Artes e Governo Federal, contando ainda com apoio do Grupo Interferências de Teatro e produção da Ardume Produções Artísticas.
 
Grupo Interferências de Teatro é um coletivo teatral natalense que surgiu em 2017 com o objetivo de experimentar o fazer teatral de forma independente. O grupo é composto por seis artistas potiguares, sendo eles: Rubinho Rodrigues, Thayanne Percilla, Jason Gabriel, Geisla Blanco, Abner Souza e Valéria Chaves. Ao longo dos seus 03 anos de existência, o grupo deu origem a 08 trabalhos artísticos: o espetáculo “Signinuei” (2017-2019/interrompido), a cena curta “Provisório” (2018), a peça-experimento “Maurício” (2018), o espetáculo “Provisório” (2019), as cenas curtas “Muito para o Leste e Tanto para o Oeste” (2020) e “A Lenda do Namorado” (2020), o espetáculo “Maurício” (202-/em processo) e o espetáculo virtual “Eu e a Vizinha nº 2020” (202-/em processo). Atualmente, o grupo vem sendo produzido pela Ardume Produções Artísticas.
 
Ardume Produções é uma empresa do ramo de produção cultural criada em Natal no início do ano de 2020 que tem como foco trabalhar com as artes cênicas, sobretudo o teatro, a dança e a performance produzidos na capital potiguar a partir da realização de eventos artísticos e pedagógicos, criação de espetáculos e organização e promoção de artistas e grupos. A Ardume iniciou seus trabalhos em fevereiro deste ano com a realização, em parceria da Azeviche Produções Afroartísticas, da primeira edição do evento “Arte Negra na Terra dos Potiguares” realizado no Espaço A3, no bairro da Ribeira. Em julho, realizou a mostra Cenas do Nordeste, que compartilhou o registro de espetáculos de 19 grupos da região Nordeste na plataforma do Zoom. Atualmente trabalha produzindo o Grupo Interferências de Teatro e o artista Franco Fonseca.
 
Thasio Igor é artista em formação com ênfase na área do Teatro, com experiências na atuação teatral, na área de pesquisa, ensino do Teatro e produção cultural. Tem ministrado oficinas de iniciação teatral e direção de movimento. Cursa atualmente o último semestre do curso de Teatro/UFRN, participou do projeto de ensino do PIBID (2016-2018). Ministrou oficina promovida pelo Programa Chão de Saberes (NAC/UFRN) e também para grupos independentes de teatro da cidade de Natal. Atuou nos espetáculos “Êta Caatinga” (2014), "Hiroshima Nunca Mais” (2015), ambos com direção de Bárbara Cristina, “Cambalhotas” (2017), com direção de Nathália Christine, “Regurgitobar” (2018) direção coletiva, “A Exceção e a Regra” (2018), direção de José Ricardo, e atualmente desenvolve atividades na Ardume Produções Artísticas.
 
 
Informações do projeto “Maurício: a audiocena da loucura”
Produção Geral: Ardume Produções Artísticas (Produtor: Thasio Igor)
Produtor Responsável: Thasio Igor
Grupo/Artista: Grupo Interferências de Teatro
Data: 24 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local de Exibição: Canal do Youtube do Grupo Interferências de Teatro
Link: https://www.youtube.com/channel/UCrAxqxrzELBtP6ibo4_-LMA