Instituto Humanitas da UFRN oferece curso de bachalerado interdisciplinar

24/02/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

Em entrevista no Jornal Portiguar Notícias, o professor da UFRN e diretor do Instituto Humanitas, Alípio de Sousa Filho, esclareceu sobre o novo curso da grade de graduação de humanidades.

O novo curso da grade de graduação de humanidades busca reunir conhecimentos do âmbito científico e humanístico, para que o profissional que se forme nesse curso possa ter uma visão abrangente e de conjunto dos problemas. “A modalidade do bacharelado interdisciplinar em humanidades é esse novo curso que a UFRN passa a fornecer, no âmbito das humanas, é por meio do Instituto Humanitas que é uma nova unidade acadêmica da UFRN, da qual sou diretor e será inteiramente presencial e de 3 anos” esclareceu o professor da UFRN.

Com um currículo flexível, disciplinas sem pré-requisitos e sem retenção por eventuais perdas (reprovações ou outras ocorrências), o curso prevê rotas de integração com cursos de pós-graduação durante a formação do estudante e ainda treinamentos práticos em laboratório de criação de projetos e atividades de extensão. “O curso será presencial e no turno matutino, apenas em razão da pandemia é que as primeiras aulas, e até que a pandemia cesse, serão no formato remoto, como tem sido o ensino nas universidades do país” afirmou Alípio de Sousa.

O curso iniciará no semestre letivo 2021.1 (previsto para começar em junho 2021, por causa da pandemia da Covid-19), com a abertura de 50 vagas para ingresso de estudantes pelo SISU. “O diferencial desse curso é que, comparando as formações atuais, não terá uma formação especializada em uma só área. O profissional não terá uma visão dos problemas de um ângulo único. Buscaremos oferecer que se tenha uma visão de conjunto” declarou o cientista social Alípio de Sousa.

 

Sobre o Instituto Humanitas

O Instituto Humanitas (IH-UFRN), sediado em Natal/RN, é uma Unidade Acadêmica Especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de Ciências Humanas, criada em 2019 pela Resolução Nº 0004/2019-CONSUNI.

Participam do Instituto Humanitas professores-pesquisadores, docentes do quadro ativo permanente da UFRN, pesquisadores-associados voluntários, docentes aposentados da UFRN, pesquisadores-colaboradores nacionais e estrangeiros e pesquisadores-visitantes.

O Instituto Humanitas de Estudos Integrados oferece regularmente Cursos Livres com a finalidade de democratizar os canais de acesso a conhecimentos e saberes produzidos na Universidade, visando ampliar a inserção das ciências humanas no debate político-público das ideias.

Para saber mais, acesse o link da entrevista: https://youtu.be/xawUtX2bf6U