"O universo da engenharia ainda é muito masculino", afirma presidente do CREA/RN

03/03/2021

Por: Redação PN

 

          Nesta quarta-feira, no jornal Potiguar Notícias - Primeira Edição, a jornalista Andrezza Tavares entrevistou a engenheira civil Ana Adalgiza Dias Paulino, presidente do CREA/RN (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte), que falou sobre os desafios da instituição para o ano de 2021, além da relevância da inserção de mulheres na política da instituição. 

         Segundo a gestora, que está no seu segundo mandato à frente do órgão, o grande desafio do Conselho é torná-lo mais próximo da sociedade. Além disso, de acordo com sua visão, embora o estado do RN seja pródigo na ascensão feminina à presidência do CREA, a engenharia ainda é um universo masculino, o que suscitou obstáculos naturais para a sua inserção no quadro político da instituição.

         Em relação às particularidades da gestão do CREA/RN e a presença feminina na sua política, a presidente salienta: "o Conselho é formado por pessoas advindas de instituições de ensino e entidades de classe. Nesse sentido, nosso plenário tem 45 conselheiros e uma bancada feminina aceitável, composta por 5 mulheres. A partir desse cenário, desde que eu assumi a função, faço sempre questão de ter uma diretora que compartilha as diretrizes institucionais comigo, e isso é significativo".

         No que se refere às ações que estão sendo desenvolvidas pelo CREA para incentivar a participação feminina no órgão e, consequentemente, nas profissões que compõem o Conselho, Ana Adalgiza ressalta: "neste mês de março, que é dedicado à mulher, planejamos, juntamente com os servidores, alguns eventos com temas voltados para essa representatividade, como o feminicídio e o câncer de mama. Inclusive, como uma das minhas atribuições, eu frequentemente vou às escolas para fazer palestras, com a finalidade de mostrar a importância da presença das mulheres nessas áreas com as quais atuamos", finaliza. 

 

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/fr6SnbLwiA8