Sinmed/RN e infectologistas discutem controle da Pandemia

23/03/2021


 
 
O Sindicato dos Médicos do RN participou com a Associação Médica e o Conselho Regional de Medicina de uma ampla discussão sobre os aspectos do combate à Covid-19, e os respaldos técnicos e científicos para esse desafio, no Departamento de Infectologia da Faculdade de Medicina da UFRN.
 
Questões chave foram analisadas como a defesa da Vacinação em Massa como forma efetiva de derrotar a pandemia. Todas as Entidades se comprometeram a divulgar e conclamar a população para se vacinar, já que países que avançaram na vacinação como Israel e Estados Unidos já apresentam números importantes de controle da pandemia. As medidas de proteção pessoal e individual devem ser continuadas com rigor, nesse momento de número elevado de internações e óbitos pela doença. Uso de máscara, álcool gel, distanciamento social, isolamento dos idosos e portadores de obesidade, doenças crônicas severas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e imunodeprimidos entre outros, evitar aglomerações, isolamento e acompanhamento dos infectados e contactantes, além de busca por atendimento aos primeiros sinais da doença são medidas salvadoras.
 
Sobre os pontos onde a categoria médica tem suas opiniões e condutas divididas como lock down ou medicações off label, a posição externada pelo Sindicato foi apresentada como de respeito à autonomia médica e aos desejos do paciente, entendendo que qualquer tratamento é uma via de mão dupla, onde há que se considerar a autonomia de quem trata e a autonomia de quem é ou quer ser tratado., registrou   o presidente Geraldo Ferreira
 
Quanto ao lockdown, o Sinmed encara com muita cautela sua aplicação, sabendo que remédio e veneno caminham muito próximos, a depender da dose.
 
Após o evento Geraldo Ferreira enviou mensagem ao Chefe do Departamento  Kléber Luz, exaltando a excelência científica dos professores e reforçando que eventuais e pontuais divergência não diminuem a admiração pelo trabalho e esforço extraordinário de todos no combate à Pandemia.