Hospital Onofre Lopes disponibiliza novos leitos no enfrentamento à covid-19

30/03/2021


Foto: No Regula RN, 5 vagas de UTI e 4 semicríticas foram inseridas. Creditos: Ascom HUOL/Ebserh.
 
 
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), disponibilizou, na última semana, novos cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro leitos semicríticos, para reforçar a estrutura do Rio Grande do Norte no enfrentamento à covid-19. Agora, o sistema Regula RN totaliza 16 vagas de UTI e quatro semicríticas cedidas pelo Onofre Lopes.
 
Além da estrutura ofertada ao estado, a unidade da UFRN combate diretamente o vírus Sars-Cov-2, tratando pacientes com outras doenças que também apresentam a covid-19, o que exigiu da instituição readequações físicas, logísticas e assistenciais.
 
Adicionalmente, o Huol é a principal referência em dezenas de especialidades e única unidade SUS para muitos tratamentos e procedimentos. Ainda assim, além de desenvolver tecnologias e pesquisas no combate à pandemia, de compartilhar conhecimento, capacitar profissionais e redobrar os próprios esforços, o Onofre Lopes tem colaborado com todas as esferas de governo nos esforços contra a atual pandemia.
 
Sobre a Rede Ebserh
 
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.