São José de Mipibu: Vereadores cobram criação da Guarda Municipal e convocação

07/04/2021


 
Cidade da Região Metropolitana, o município de São José de Mipibu tem hoje aproximadamente 50 mil habitantes, sendo uma das poucas cidades que ainda não contam com a sua Guarda Municipal para fazer a Segurança de seus habitantes e demais patrimônios. Enquanto prefeitos visionários investem pesado na segurança municipal em varias cidades do pais, São José por enquanto segue na contra mão.
 
Mas não por muito tempo. Pelo menos no que depender dos Vereadores que unânimes, apoiam a criação da Guarda Municipal. O Vereador Daniel Pereira Caldas protocolou indicação para convocação dos aprovados e fez uso da tribuna da Câmara, onde destacou o alto índice de violência na cidade. Segundo ele, só no último final de semana ocorreram cerca de cinco homicídios e apelou ao Prefeito José Figueiredo para que se sensibilize e crie a Guarda Municipal e convoque os 29 aprovados com a máxima urgência.
 
De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado brasileiro, direito e responsabilidade de todos. Ou seja, é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal. Ela é exercida para a proteção das pessoas e do patrimônio, bem como a preservação da ordem pública.