UFRN realizará mais 40 mil testes da covid-19

13/04/2021


Foto: Cícero Oliveira - Agecom/UFRN
 
 
Após ultrapassar a marca de 100 mil testes da covid-19 com recursos próprios, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de projetos de pesquisa, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará mais 40 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus. O trabalho segue por meio de parceria com a Prefeitura do Natal, que sinalizou o fornecimento do material para os novos testes, a serem realizados sem custos pela UFRN.
 
A iniciativa conta com o trabalho voluntário de servidores, terceirizados e estudantes de vários setores da universidade para auxiliar o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen), responsável pelos testes no Estado, que recebe uma alta demanda diária. A partir da parceria dos municípios com a UFRN, houve aumento da capacidade de atendimento à população, garantido por meio de recursos próprios, do MEC, MPT e de projetos de pesquisa, que permitiram também a aquisição de equipamentos e insumos para realizar os exames.
 
“Os demais municípios, além de Natal, que foram contemplados nesse primeiro momento podem procurar a UFRN para dar prosseguimento à parceria. A estrutura física e os recursos humanos da universidade continuam à disposição para a realização dos testes”, assegura a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), Selma Jerônimo. De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a realização dos exames é uma importante iniciativa entre muitas outras da instituição em apoio à sociedade no enfrentamento da pandemia
 

Fonte: Marina Gadelha - Reitoria/UFRN