Governo cede prédio para atendimento da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer

13/04/2021


Foto: Fabiano Trindade/AssecomRN
 
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) recebeu nesta terça-feira, 13, autorização para utilizar o prédio do Governo do Estado onde funcionou a Escola Estadual Jardim de Infância Modelo. O Governo do Rio Grande do Norte cede o prédio por 15 anos à Liga que atende pacientes oncológicos de mais de 60 municípios da região Oeste, com média de 3.700 consultas por mês. 
 
"Avaliamos a solicitação como justa e decidimos atender exercendo um gesto humanitário e solidário com o objetivo de fortalecer a assistência à saúde na região", afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra durante solenidade virtual que teve a participação do vice-governador Antenor Roberto.
 
Fátima lembrou que na semana passada assinou a ordem de serviço para retomada e conclusão das obras do Hospital da Mulher em Mossoró. "Saúde, segurança e educação têm que merecer prioridade de qualquer governo. porque são áreas essenciais. É com esse compromisso que oficializamos a cessão deste prédio. Sabemos da importância da Liga para a região Oeste, que é hospital de referência para Mossoró e mais 60 municípios. Toda e qualquer doença é complicada, o câncer ainda mais. Estamos aqui cumprindo nosso dever, apoiando e fortalecendo o trabalho da Liga que é instituição sem fins lucrativos e tem credibilidade junto à população. Atendemos essa reivindicação por ser justa, merecida e cidadã.”
 
A governadora destacou outra parceria do governo com a Liga, a Nota Potiguar, programa que estimula a arrecadação de ICMS e contribui com várias instituições, inclusive a Liga em Mossoró que já foi contemplada com R$ 35 mil. Além disso, contextualizou ações para o combate à Covid-19. "Nosso Governo instalou em 12 meses a maior rede de leitos hospitalares no RN. Foram mais de 800 leitos e somente em Mossoró e região Oeste, nos últimos 4 meses, foram mais  126 leitos. Tudo isso para proteger a população, assegurar tratamento para preservar a vida. Também contratamos pessoal, treinamos, adquirimos EPIs. Mesmo com todo este trabalho estamos com ocupação de leitos acima de 90% devido à pandemia. Precisamos do engajamento e consciência de todos, inclusive das empresas e empresários para seguirem os protocolos e possamos conter a pandemia".
 
Na opinião do secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, "a cessão mostra compromisso da governadora com a saúde e vai dar resposta à demanda por serviço de saúde de toda a região, ampliando a oferta e qualificando a atenção, inclusive com diagnóstico precoce. Só temos a saudar a iniciativa e desejar sucesso ao trabalho da Liga Mossoroense que já tem uma trabalho amplamente reconhecido".
 
MELHOR ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O prédio estava desativado há 7 anos e é localizado na Praça Cônego Estevam Dantas, conhecida como "Praça dos Hospitais", no bairro Santo Antônio, próximo à unidade II da Liga (LMECC). A administração estadual planejava sediar no local as novas instalações da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) e da 6º Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE). Mas, os setores já estão bem alocados e funcionando em boas instalações, em prédio próprio do Estado.