Região Metropolitana de Natal tem três vice-prefeitas; Saiba quem são elas

03/05/2021

Por: CEFAS CARVALHO
 
Se nos 8 municípios originais que formam a Região Metropolitana de Natal existe apenas uma prefeita (Jussara Soares, de Extremoz) em relação às vice-prefeituras os números são mais expressivos para as mulheres. nada menos que três delas ocupam o cargo de vice.
 
São elas Aila Ramalho Cortez (PDT), em Natal, Kátia Pires (DEM), em Parnamirim e Marise Leite (PSDB) em Nisia Floresta. Curiosamente os dois municípios mais populosos e economicamente fortes da RMN, a capital Natal e Parnamirim têm mulheres como vice-prefeitas.
 
Os números contudo mostram uma queda na representatividade feminina. A região já chegou a ter três mulheres prefeitas na mesma legislatura.
 
Em Natal, governada pelo prefeito Álvaro Dias, Aila é ligada ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e é vista como uma pessoa discreta e com bom trânsito em todos os segmentos.
Em Parnamirim, Kátia foi eleita na chapa com Rosano Taveira e é uma polítixa experiente, tendo sido vereadora em quatro mandato e ocupado cargos na Mesa Diretora. É vista por muitos como candidata natural à sucessão de Taveira.
 
Em Nisia Floresta, Marise também é vista como uma política conciliadora e tem potencial para ajudar na gestão do prefeito reeleito Daniel Marinho.
 
Das três, Kátia é quem se posiciona de forma mais firme em relação ao espaço ocupado por mulheres na política. Em entrevista recente ao PN, afirmou que "é necessário que as mulheres tenham representatividade dos espaços políticos". A filha de Kátia, Carol Pires, é vereadora em Parnamirim. 
 
GRANDE NATAL
 
Embora oficialmente a RMN esteja expandida para 13 municípios, por razões mais políticas do que técnicas, o PN tem como critério a  Região Metropolitana de Natal instituída nos anos 2000 englobando a capital e os sete municípios limite, alguns deles, conurbados (Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Ceará-Mirim e Nísia Floresta). Alguns destes não tem limite geográfico com a capital, mas são ligados fortemente de maneira social e econômica devido ao município limite.