Fátima Bezerra anuncia que RN não aceitará jogos da Copa América

31/05/2021

Por: CEFAS CARVALHO
 
O anúncio da Conmebol de que após as recusas de Colômbia, Argentina e Chile, a Copa América de 2021 seria realizada agora em julho e julho no Brasil provocou uma série de reações entre gestores e políticos.
 
Como Natal, a capital do RIo Grande do Norte, foi citada entre as cidades que poderiam receber jogos do torneio continental, a governadora Fátima Bezerra (PT) usou as redes sociais nesta segunda-feira (31) para anunciar que o RN não aceitará receber os jogos da Copa América. 
 
“Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento. Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, disse Fátima em mensagem publicada no Twitter. Ela disse que ainda não recebeu nenhum comunicado sobre o evento.
 
O torneio virá para o Brasil após negociação do governo Bolsonaro com a Conmebol. O que vem gerando muitas críticas já que o país está em meio à segunda onda da pandemia do Covid-19 que matou mais de 460 mil brasileiros. 
 
Outros governadores que recusam jogos em seus estados são Paulo Câmara, de Pernambuco e Rui Costa, da Banhia.
 
Atualmente o RN vive um momento delicado da pandemia, com lotação de leitos e número de casos e óbitos ainda considerado alto. Um evento esportivo neste período poderia piorar em muito a sitiuação, como colocaram os especialistas.