Conexão Potiguar: Irmão José de Assis e a missão pedagógica do Colégio Marista

31/05/2021

Por: Luan Figueredo

O matinal da Band Natal em parceira com a PNTV Play, no ar de segunda à sexta, recebeu, na última quinta-feira (27), o Irmão José de Assis, diretor do Colégio Marista de Natal. Andrezza Tavares conversou com Assis sobre a missão da escola fundada em 1930 na cidade, as origens e perspectivas para o futuro.

Fundada por Marcelino Champagnat em 1817 na França, em 1897 o primeiro colégio Marista foi inaugurado no país, mais precisamente em Minas Gerais. Champagnat é nome conhecido de todos os alunos, desde o jardim de infância. Segundo o diretor, a marca recorrente em todas as unidades é o compromisso com a educação evangelizadora, que teve início com o presbítero francês.

Sobre os ensinamentos herdados, o atual diretor ressaltou a importância de Champagnat. "É uma grande responsabilidade. Aqui em Natal, estou há 6 anos. Como um cidadão natalense, tenho a responsabilidade de tornar possível o sonho de Marcelino em terras potiguares. Então todas as iniciativas empreendidas: o nosso currículo, os nossos projetos, os produtos que desenvolvemos e as relações que tecemos jamais podem abdicar dessa herança que recebemos, que é viver a educação como um ato de amor e isso foi uma herança que recemos de Marcelino e dos primeiros irmãos. Uma tradição pedagógica, um jeito de ser Marista que, de fato, faz toda diferença em nossa caminhada", conta Assis.

Ainda sobre o impacto da pedagogia da instituição de ensino, o diretor reforça o fortalecimento do vínculo criado até mesmo com os ex-alunos, que podem reunir-se para relembrar seus tempos de escola, seja através das comemorações ou das competições esportivas. Fomentada pela própria instituição, a experiência de voltar à escola é tradição dos antigos estudantes.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a instituição pôde adaptar-se aos novos parâmetros de ensino, contando com a ajuda dos pais e estudantes empenhados em reduzir ao máximo as perdas do formato remoto. Para as matrículas em 2022, o diretor informa que o processo será aberto a partir de julho.

Assista à entrevista clicando aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=RHKLJh6dF9A&t=34s