"A saúde de Parnamirim está na UTI faz tempo", afirma Fativan Alves no Conexão

07/06/2021


Nesta edição de segunda-feira (07) do Conexão Potiguar, o jornalista Cefas Carvalho recebeu, nos estúdios da TV digital do Potiguar Notícias, a vereadora do município de Parnamirim, Fativan Alves (PV-RN). No ar de segunda a sexta-feira, você assiste ao programa matinal às 6h30 pela Band Natal ou à qualquer momento no PNTVPLAY. Na conversa, os problemas na gestão municipal da saúde e as iniciativas da parlamentar em seu mandato. 

 

A vereadora começa apontando uma deficiência na saúde pública do município: a falta de aparelho de ultrassonografia. Sem ele é impossível diagnosticar as gestantes. Fativan relata que o aparelho, que já era emprestado, foi quebrado em janeiro de 2021. Para serem diagnosticadas, as grávidas precisam se encaminhar para o Centro Clínico Dr. Sadi Mendes (CCPAR) ou para o Instituto de Radiologia. Em ambos os casos, o atendimento está restrito ao horário das 7h da manhã às 17h da tarde. 

 

Em contato com o secretário de Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Homero Grec, este alegou que a demora na compra ou locação do aparelho ocorreu por problemas na licitação, porém a vereadora entrou em contato com a equipe do processo licitatório que foi firme em dizer que uma licitação demora no máximo 3 meses. “Falta de vontade de fazer” foram as palavras usadas. 

 

Quanto à vacinação, Fativan criticou a estratégia da secretária Municipal de Saúde (SESAD), Terezinha Rêgo: “A ideia da secretária era colocar toda a vacinação em três pontos da nossa cidade, mesmo tendo feito um acordo diferente com os vereadores. Ela concordou conosco que a vacinação seria nestes três pontos: na Associação dos Moradores da Cohabinal, no Parque Aristófanes Fernandes e no Supermercado Nordestão da Av. Maria Lacerda, além das Unidades Básicas de Saúde. O que ela fez, um certo dia, após este acordo? concentrou a vacinação apenas nestes três pontos de apoio. Então foi um caos”. 

 

Para assistir à entrevista completa, clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=47BcU59o86k

 

Fonte: Redação PN