Fativan conclui vistorias em escolas e CMEIs e enviará dossiê a prefeito e MP

10/06/2021


 
 
A vereadora Fativan Alves (PV), da Câmara de Parnamirim, concluiu as vistorias nas unidades da rede pública municipal de ensino. O dossiê, com imagens e descrição dos problemas encontrados, será entregue oficialmente ao prefeito da cidade, Rosano Taveira, à secretária de Educação, Justina Iva, e aos representantes do Ministério Público. 
 
"Estivemos nas 43 escolas e 24 CMEIs e em todos encontramos problemas estruturais, que, na maioria dos casos, envolvem a necessidade de investimentos medianos a grandes. São estruturas fisicas abandonadas, com rachaduras, infiltrações, ventiladores, portas e janelas quebrados, a situações de risco de desabamento e falta de equipamentos e utensílios em razão de constantes arrombamentos por criminosos', relata a edil. 
 
Fativan Alves questiona a falta de manutenção dessas escolas neste período em que estavam com aulas remotas, mesmo diante de recursos disponíveis para essa finalidade e que não poderiam ser gastos em outras situações. Para ela, não há justificativa para tamanho descaso, quando deveriam estar melhorando a infraestrutura dos CMEIs e escolas para se adequarem aos protocolos sanitários em razão da pandemia da Covid-19 para ter condições de retorno responsável das aulas presenciais. 
 
"Queremos investimentos reais nessas unidades para que os estudantes possam ter ambientes seguros para assistir suas aulas. Não é possível que diante de todo esse material e cobrança pública e de órgãos de controle, os gestores nos deem respostas vazias para essas situações. Já basta a convocação que fizemos da secretária de Educação de Parnamirim, Justina Iva, que esteve na Câmara Municipal por mais de 5 horas e deixou várias perguntas sem respostas e zero expectativa de soluções", esbraveja a parlamentar. 
 
Nessa quarta, ela esteve nas Escolas Municipais Desembargador Silvino Bezerra, Professora Iris de Almeida e Poeta Luis C. Guimarães. "Em todas as unidades de ensino, encontramos problemas estruturais e fisicos de média e alta complexidades".