Conexão: Cláudia Santa Rosa analisa condições para retomada do ensino presencial

15/06/2021

Por: Luan Figueredo

No ar de segunda a sexta-feira, às 6h30 pela Band Natal em parceria com a TV digital do Potiguar Notícias, o Conexão Potiguar, com a jornalista Andrezza Tavares, recebeu a doutora em educação e atual diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) Cláudia Santa Rosa. Na conversa, os desafios para educação pública no segundo ano de pandemia. 

Questionada sobre os desafios que o ano de 2021 traz, a ex-Secretária de Estado da Educação do RN, Cláudia Santa Rosa afirma que, diferente do ano passado, neste a pandemia já não causa mais o susto que causou, porém o desafio persiste, pois o ensino remoto ainda não chega a todos, o que exige do professor da escola pública um esforço maior para encontrar alternativas para estes estudantes. 

Ainda sobre os desafios do ensino remoto, Santa Rosa reitera que “o formato remoto nos impõe um desafio, que é apresentar conteúdos novos e trabalhar objetivos de aprendizagem novos. Então, os estudantes deverão ter, nesta retomada, acesso a um conjunto de conhecimentos que ficaram represados desde 2020 e que levará um tempo, não será muito fácil”. 

Em relação à estrutura e burocracia das escolas, a professora é contundente em afirmar que “as escolas particulares não têm que enfrentar a burocracia que as Secretarias de Educação enfrentam, elas são mais ágeis e por isso foram rápidas, voltaram ainda em setembro de 2020 ao presencial. Enquanto isso, as escolas públicas acumulam 15 meses sem ocorrer este retorno e ainda precisando provar que estão prontas”. 

Para assistir à entrevista completa, clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=-2UxynH56ao&t=388s