Conheça o Globo: O time que acabou com a hegemonia dos clubes da capital

28/06/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: Alexandre Lago

 

O Rio Grande do Norte teve um campeão inédito no ano de 2021: Globo conquistou pela primeira vez na história o título do Campeonato Potiguar.

Fundado em 2012 por Marconi Barretto, o Águia teve a sua melhor campanha em 2021: venceu o primeiro turno em final contra o América-RN e, na decisão do estadual contra o ABC, fez por merecer o primeiro título.

O feito marcou a conquista do título inédito a Águia e interrompeu a hegemonia dos times da capital após sete anos. Além disso, o Globo está no comando de Hugo Chacon, que com essa conquista de 2021, aos 28 anos, se tornou o treinador mais jovem a ser campeão potiguar.

O título traz ao Campeonato Potiguar uma nova perspectiva que se encaminha para um cenário mais competitivo após passar anos com as mesmas disputas de ABC e América-RN. Esse é um novo retrato do futebol do Rio Grande do Norte.

Em 2013, a equipe tricolor foi campeã invicta Campeonato Potiguar da Segunda Divisão, que é uma divisão de acesso a principal do estadual.

O Globo F.C tem a sua sede em Ceará-Mirim, com o Estádio Manoel Dantas Barreto, popularmente conhecido como Barretão, e tem capacidade para 10 mil espectadores.

Com apenas 9 anos de existência, o Globo ocupa a 62° lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O tricolor de Ceará-Mirim já participou duas vezes da Copa do Nordeste, a primeira em 2015 e a última em 2018. Em 2021, disputou a fase preliminar da competição, onde acabou sendo eliminado pelo Altos, do Piauí.

Após a conquista do título estadual inédito, o Globo fica sem atividades no segundo semestre de 2021. No entanto, para o ano seguinte, a Águia tricolor garante Copa do Brasil, vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Série D 2022.

Com esse intervalo nas atividades, o destaque do Globo FC na conquista do inédito título estadual, o atacante Negueba, destaque do Campeonato com 12 gols em 16 jogos, é o novo reforço do ABC para a sequência da temporada 2021.