Projeto leva curta "A Tradicional Família Brasileira - Katu" para escolas

06/07/2021


Foto: Divulgação
 
O Projeto “Cinema em Debate” irá proporcionar a fruição e o debate do filme “A Tradicional Família Brasileira – KATU” dentro do ambiente escolar, despertando o interesse pela arte cinematográfica produzida no estado. Através do projeto os alunos terão a oportunidade de acompanhar a exibição do filme, além de um bate-papo gravado com os realizadores e o protagonista da obra, dialogando sobre o filme e a produção audiovisual.
 
O filme “A Tradicional Família Brasileira – KATU”,  com roteiro e direção de Rodrigo Sena, foi finalizado em janeiro de 2019, e parte de um ensaio fotográfico produzido no ano de 2007 em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo. O projeto “Cinema em Debate” visa levar essa obra cinematográfica para as escolas provocando uma reflexão sobre a existência e a sobrevivência dos povos indígenas no Rio Grande do Norte. 
 
Rodrigo Sena fala sobre a importância de levar o debate sobre o universo audiovisual e o povo indígena para o ambiente escolar: “No processo de desenvolvimento do filme "A Tradicional Família Brasileira" , percebemos uma oportunidade de entendimento dos indígenas diferente do ponto de vista atual da sociedade mas contado pelos próprios Potiguaras do RN. Constatamos também neste processo o quanto somos impregnados de forma inconsciente pela percepção ancestral distorcida da identidade indígena. Arlindo Bezerra, nosso produtor, que sempre traz ações que ligam a cultura a questões sociais, sugeriu a ideia de circulação nas escolas através do filme.  O projeto " Cinema em Debate" traz para a sala de aula a possibilidade do debate através do cinema, numa tentativa de dar voz à resistência de um povo oprimido que sofreu diversas violências e ainda hoje continua resistindo, seja pela ameaça constante do agronegócio como também pelas ações de evangelização na aldeia. Acompanhando o avanço do Audiovisual Potiguar o projeto começa com a exibição do filme "A Tradicional Família Brasileira - Katu" mas continuará com outros títulos de filmes que trazem possibilidades de valorização e reflexão por meio dos seus diversos conteúdos.”
 
O cacique Luiz Katu, da comunidade indígena de Katu dos Eleotérios, também relatou a importância para o povo indígena de ter a sua voz ampliada pelo filme e pelo projeto: “Participar das gravações da Tradicional Família Brasileira – Katu e do Cinema Debate- Katu, para nós indígenas do estado do Rio Grande do Norte tem sido, em especial para nós indígenas da aldeia Katu,  um motivo de luta reforçado. A gente tem aí uma construção na luta da quebra da invisibilidade, a gente consegue chegar em vários espaços, vários lares, chegar em locais de pessoas que nem imaginariam a nossa existência, a nossa resistência, resistir para existir. Então a gente tem ficado muito feliz com os resultados e é importante que as pessoas conheçam um pouco dessa realidade da resistência dos povos indígenas da aldeia Katu e do estado do Rio Grande do Norte.  Nós estamos engajados nessa luta para quebrar a invisibilidade, quebrar os estereótipos, os preconceitos, a forma como as pessoas veem os indígenas, como se eles estivessem estagnados em 1500. E A Tradicional Família Brasileira -Katu mostra uma realidade de um povo que luta para viver, que tem seus afazeres no seu dia a dia, mas que o seu sangue, a sua cultura, as suas memórias permanecem, e isso é realidade no filme. E o projeto Cinema Debate -Katu traz à tona esse questionamento, essa reflexão, essa provocação para todos aqueles que possam interagir por meio dessa ação que é de suma importância. Refletir, fazer uma releitura do que está posto e questionar a historiografia oficial, esse é o grande propósito. Espero que o projeto alcance o seu público-alvo que são os professores, alunos e o também o público em geral.”
 
O projeto “Cinema em Debate” tem realização da Bobox Produções, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Colégio CEI, através da Lei Djalma Maranhão.
 
SERVIÇO
 
Projeto Cinema em Debate - A Tradicional Família Brasileira – Katu
 
Exibição: https://bobox.com.br/projects/cinema-em-debate/