Petrobrás dispensa testagem para Covid 19 em petroleiros do RN

14/07/2021


 

Em meio ao avanço da pandemia da Covid-19, principalmente após a identificação de novas cepas do coronavírus com potenciais ainda maiores de contaminação, a gestão da Petrobrás continua negligenciando a realização de testagem em massa dos trabalhadores dentro dos padrões exigidos pelas organizações de saúde.

Recentemente, chegou a conhecimento da diretoria do SINDIPETRO-RN que a gestão da Estatal está dispensando a testagem para trabalhadores que já estão vacinados com a primeira dose de vacina anticovid-19.

“Essa dispensa irresponsável da testagem põe em risco a vida de todos os trabalhadores não vacinados, que ainda são a maioria, e vai contra a recomendação do Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, Organização Mundial de Saúde(OMS) entre outros”, destaca o Diretor da FUP e Secretário-Geral do SINDIPETRO-RN, Pedro Lúcio.

Em seus boletins diários, a OMS já informou que está comprovado cientificamente que a vacina impede o desenvolvimento de formas mais graves da doença, mas não impede a reinfecção e transmissão da mesma. Diante deste fato gravíssimo, a direção sindical está requerendo desde já, a retomada da testagem de toda a força de trabalho exposta ao ambiente laboral.

A solicitação para a reintegração dos testes para todos os trabalhadores, vacinados ou não, foi informada via ofício nº 073/2021 no dia 1° de junho.