Sesap reverte leitos Covid de UTI com melhora no cenário epidemiológico no RN

15/07/2021

Por: CEFAS CARVALHO
 
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) iniciou processo de reversão dos leitos Covid para UTI geral de atendimento a outras patologias médicas. Isso aconteceu devido a diminuição de solicitação por leitos de UTI Covid em todo o Rio Grande do Norte.
 
“Hoje o cenário hoje permite que possamos pensar, com toda cautela, a reversão dos leitos de maneira gradativa e estudada. Reunimos com toda a equipe de regulação e estruturação dos leitos para pensarmos juntos a proporção de leitos de UTI Covid que podem ser transformados em UTI geral. Esse é um passo muito importante para a saúde do estado, visto que a pandemia não acabou e ao mesmo tempo existe uma demanda por leitos não-Covid“, afirmou Maura Sobreira, secretária-adjunta da Sesap. 
 
Ocupação dos leitos de UTI Covid no RN, até meados da tarde da segunda-feira (12), era de 55,4% e, de acordo com o Regula RN, existe uma diminuição na solicitação por leitos há algumas semanas. 
 
O estado tem hoje 350.868 casos confirmados de Covid e 6.902 óbitos, com registros que diminuem aos poucos, havendo a queda dos números de internações pela doença.