Cadastro para Xepa da Vacina contra covid-19 começa hoje em Natal

21/07/2021

Por: Jessyanne Bezerra
Foto: Divulgação

 

O método foi autorizado pela lei N º 7.170, de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT). O projeto foi aprovado no dia 22 de junho na Câmara Municipal e só foi sancionada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) nesta terça-feira (20).  

Após um mês sem resposta, Natal oficializou a Xepa da Vacina. A lei foi aprovada em caráter de urgência e por unanimidade pelos parlamentares, mas a prefeitura declarou que o projeto ainda estava aguardando o encaminhamento técnico para o posicionamento do prefeito.

A xepa é uma estratégia usada para evitar desperdício de doses que sobram nos frascos ao final de cada dia. A iniciativa já é uma realidade em outras capitais como Recife, São Paulo e Belo Horizonte.

O cadastro de quem quer se candidatar a receber essas vacinas começa na quinta-feira (22).

Como se cadastrar?

Pessoas a partir de 18 anos, residentes em Natal, que morem no entorno de uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de um dos quatro pontos de drive-thru em que são aplicadas vacinas contra covid-19, podem, a partir do dia 22, ir a um desses locais e se cadastrar para a xepa da vacina.

É preciso apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.

Caso haja sobra de vacina, a UBS fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber o imunizante. As salas de vacinação das 35 unidades funcionam até as 15h. Havendo sobra de imunizante, a UBS vacinará até 15h30. Os drives funcionam até as 16h e, se houver doses disponíveis, até as 16h30.

Vários municípios pelo país já adotam a xepa. Cada vacina possui um tempo de validade específico depois de aberta: Pfizer e Janssen podem ser conservadas por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza por 48 horas. Cada frasco contém 10 injeções.