Expotec será realizada pelo FRN Natal Central

09/08/2021

Por: Andrezza Tavares
Foto: Arte: Organização da Expotec IFRN Natal Central
 
 
A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central (CNAT), é um evento anual promovido pela Diretoria de Extensão (DIREX). Em 2021, o evento contemplará a temática “Novas tecnologias, gestão inovadora e o papel da ciência”. 
 
Os objetivos da EXPOTEC consistem em difundir, estimular e aprofundar a produção de conhecimento que ocorre no IFRN CNAT. De modo específico, visa integrar os grupos de pesquisa atuantes na Instituição, socializar experiências, ampliar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e desenvolver o diálogo próximo com empresas e com a comunidade ampliada.
 
A tradição do evento no IFRN CNAT revela a sua importância por incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos; estimular a comunidade jovem estudantil ao empreendedorismo, à preservação ambiental e à responsabilidade social; promover a iniciação científica e técnica, relacionada às atividades teórico-práticas realizadas nas respectivas áreas de atuação do campus, integrando-se à realidade regional; Apoiar a realização de práticas laboratoriais e de experimentações, visando sua aplicação de forma apropriada em diferentes usos; Estimular o aluno e a comunidade local para a atividade empresarial, visando favorecer uma postura crítica na relação entre sociedade e a produção técnico-científica; Divulgar as tecnologias e os serviços oferecidos pelo campus e pelos parceiros para a sociedade do Rio Grande do Norte.
 
Para a participação do evento os interessados deverão acessar o portal do evento que será lançado em breve na programação de jornalismo Potiguar Notícias. Para a apresentação de trabalho será necessário acessar “Divisão de Extensão”, por ocasião da abertura de chamada de trabalhos, especificando, em formulário próprio, o tipo de projeto a ser exposto (pôster/experimento/demonstração, etc.), o título, um resumo de 10 linhas, os nomes dos autores e dos orientadores, bem como, o material que será utilizado na exposição.
 
Durante a EXPOTEC IFRN CNAT será disponibilizado um rico ambiente virtual para a apresentação dos trabalhos científicos em formato síncrono, além de palestras, mesas redondas e lives com artistas locais. As modalidades de Trabalhos que podem ser socializados no evento envolvem: Resultados de pesquisas, Projetos de extensão, Exposição de novos produtos tecnológicos ou serviços, Experimentos científicos e Práticas laboratoriais.
 
O endereço para maiores informações sobre a EXPOTEC IFRN CNAT é: @expoteccnat. Em breve o IFRN CNAT estará lançando o portal oficial do evento.