Pedro Gorki participa de webinário sobre o centenário de Paulo Freire

19/08/2021


 

Nessa quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Flasco Brasil e a Vale promoveram um webinário alusivo ao Centenário de Paulo Freire. A transmissão foi realizada pelo Canal do Youtube da Seduc e pela TV Educação, canal aberto. O evento faz parte do Projeto Trilho da Educação e contou com a participação do educador Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire; Pedro Gorki, ex-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); e a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra.

O webinário, destinado a educadores, profissionais, entidades e movimentos ligados à educação, e sociedade civil, contou com a participação de quase 400 pessoas assistindo ao evento online. O encontro abordou o sentido e o significado de Paulo Freire como patrono de educação brasileira, a práxis do educador como gestor público e como Paulo Freire impacta hoje a juventude e as escolas.

Durante webinário, Pedro Gorki destacou aspectos marcantes da trajetória de Paulo Freire pela educação do povo brasileiro e defendeu uma educação com a sua marca. “Paulo Freire dividiu entre os homens e mulheres o fogo do saber e essa chama queima até hoje. Defender o povo, defender a educação e sobretudo defender o amor é defender o legado de Paulo Freire. Devemos construir uma educação conectada cada vez mais com os anseios de Paulo Freire”, disse.