Sicoob Potiguar é eleito como uma das melhores empresas para trabalhar no RN

20/08/2021


 

O Sicoob Potiguar é uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada na quinta-feira (19) pela Great Place to Work®️ (GPTW) - uma das mais importantes consultorias do mundo na avaliação de gestão de pessoas -, que classificou apenas seis empresas, dentre aquelas com certificação no estado. Com isso, a cooperativa potiguar se tornou a primeira do Sicoob Nordeste a obter a certificação da GPTW e figurar em seu ranking anual, seguindo os passos da Central Regional.

O resultado reflete o esforço do Sicoob Potiguar na formação de uma cultura organizacional comprometida com o propósito humanitário do Cooperativismo. “Esse é nosso primeiro ano de certificação na GPTW e já somos a 2 ª melhor empresa na nossa categoria, entre as avaliadas. É um resultado que muito nos anima, pois mostra que estamos no caminho certo”, comemora a Diretora Executiva Anacelly de Paula. “O resultado reforça nosso compromisso com uma gestão participativa, com a escuta dos colaboradores e o engajamento da equipe”.

Esta é a primeira vez que o Sicoob Potiguar se submete a avaliação da GPTW. Para a certificação, além da pesquisa com os colaboradores, são analisados o perfil organizacional da empresa e suas práticas de gestão de pessoas. O resultado é um diagnóstico que ajuda a identificar as oportunidades de melhoria, de modo que seja possível estruturar uma cultura de trabalho eficiente e sustentável na empresa.

Uma das etapas da avaliação da GPTW é a pesquisa com os funcionários, em que se mede a qualidade do ambiente de trabalho. Nesse ponto, a Diretora Organizacional e Riscos do Sicoob Potiguar, Manuela Souto, destaca o índice de 93% de satisfação obtido - bem acima da média do mercado, inclusive das demais classificadas. “A pesquisa mostrou que nossos colaboradores entendem que as nossas práticas são humanizadas e se sentem felizes em trabalhar na cooperativa, nos impulsionando a sempre buscar novas e melhores práticas”, comemora.

Ainda segundo a diretora, o certificado é importante porque reconhece o esforço cotidiano de todos para construir na cooperativa um ambiente corporativo agradável e acolhedor, de modo que os profissionais se sintam mais motivados, produtivos, engajados e inovadores.

“Esse trabalho que estamos fazendo internamente com adoção de práticas novas de gestão de pessoas e de valorização da equipe tem refletido diretamente nos nossos resultados”, comenta Manuela. “Ser certificado pela GPTW e aparecer entre os dez melhores mostra que nos preocupamos com nossos colaboradores. Dá credibilidade e faz com que as pessoas queiram fazer parte também. Ou seja, ajuda a atrair profissionais que não querem apenas um trabalho, mas que possuam um propósito. Porque não somos nós que estamos dizendo, são os nossos próprios colaboradores”.

O Great Place to Work (GPTW) é uma das mais importantes consultorias do mundo no segmento de análise e avaliação de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Foi fundado nos Estados Unidos na década de 1980. No Brasil, publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres).

O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. Os serviços oferecidos são muito parecidos com os dos bancos tradicionais, mas no formato de cooperativa os clientes são associados e assim participam como donos do negócio. Dessa forma, os resultados financeiros são repartidos entre todos os cooperados, de modo que os recursos acabam sendo reaplicados na comunidade onde está inserida a cooperativa.

O cooperativismo financeiro também é conhecido por oferecer taxas e tarifas mais baixas que os outros bancos. Por todos esses fatores, cada vez mais o Sicoob tem conquistado novos associados, o que tem feito inclusive a instituição despontar entre as maiores instituições financeiras do país.